Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35585
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ensino remoto emergencial: análise das experiências de aprendizagem de graduandos em ciências contábeis
Autor(es): Oliveira, Letícia Rocha
Primeiro orientador: Nganga, Camilla Soueneta Nascimento
Primeiro membro da banca: Blind, Review
Segundo membro da banca: Blind, Review
Resumo: Em dezembro de 2019, na China, foi descoberto um novo vírus com sintomas semelhantes aos da gripe comum. Este vírus foi nomeado como o “novo coronavírus”. Com essa descoberta houve a necessidade do distanciamento social e das suspensões das atividades presenciais. A partir disso faz-se necessário entender os desafios existentes nos processos educativos durante e pós-pandemia. Desse modo, a presente pesquisa teve como principal objetivo identificar e analisar as experiências de aprendizagem de graduandos em Ciências Contábeis no ensino remoto emergencial. O foco da pesquisa foi estudantes do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia. A metodologia adotada foi descritiva e qualitativa, sendo que a coleta de dados ocorreu por meio da realização de entrevistas com nove estudantes. Os participantes da pesquisa relataram a dificuldade em participar do ensino remoto emergencial pela falta de estrutura tecnológica. Porém ainda optaram, prioritariamente, pelo ensino híbrido, porque são mais adaptáveis e há a possibilidade de conciliar com as atividades profissionais e com os compromissos pessoais.
Abstract: In December 2019, in China, a new virus was discovered with symptoms similar to the common flu. This virus named as the “new coronavirus”. With this discovery, there was a need for social distancing and suspensions of face-to-face activities. From this, it is necessary to understand the existing challenges in educational processes during and post-pandemic. In this way, the present research has as main objective to analyze the learning experiences of undergraduates in Accounting Sciences in emergency remote teaching. The focus of the research was the students of the undergraduate course in Accounting Sciences at the Federal University of Uberlândia. The methodology adopted was descriptive and qualitative, and data collection took place through interviews with the students. Participants in the remote survey found it difficult to participate in emergency technical education due to lack of resources. However, they still opt, as a priority, for hybrid education, because they are more adaptable and there is the possibility of reconciling with professional activities and personal commitments.
Palavras-chave: Pandemia
Pandemic
Ciências Contábeis
Accounting Sciences
Ensino remoto
Remote learning
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Letícia Rocha de . Ensino remoto emergencial: análise das experiências de aprendizagem de graduandos em ciências contábeis. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35585
Data de defesa: 9-Ago-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL.pdf341.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons