Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35391
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Almeida, Niara de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-04T18:35:10Z | - |
dc.date.available | 2022-08-04T18:35:10Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-13 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Niara de Souza. Conhecimento dos Estudantes de Odontologia sobre hipomineralização de molares e incisivos: uma revisão de escopo .2022 .26 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35391 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Knowledge | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de odontologia | pt_BR |
dc.subject | Dental students | pt_BR |
dc.subject | Esmalte dentário | pt_BR |
dc.subject | Dental enamel | pt_BR |
dc.title | Conhecimento dos estudantes de odontologia sobre hipomineralização de molares e incisivos: uma revisão de escopo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Fabiana Sodré de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4466872588578468 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos Filho, Paulo César de Freitas | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9129171396103402 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Renata Prata Cunha Bernardes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2754002109660992 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1475100244363224 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A Hipomineralização de Molares e Incisivos (HMI) é definida como um defeito de desenvolvimento qualitativo do esmalte. Nos últimos anos, a HMI tornou-se um tema que preocupa a comunidade odontopediátrica por representar uma condição comum e um significante problema clínico. Sendo assim, o objetivo principal deste estudo foi realizar uma revisão de escopo com a finalidade de mapear pesquisas sobre o conhecimento dos estudantes de Odontologia em relação à HMI. O estudo foi desenvolvido seguindo os itens do documento “PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR)”. As seguintes questões foram formuladas: (1) Os estudantes de Odontologia estão familiarizados com a HMI? (2) Qual o nível de conhecimento e confiança dos estudantes de Odontologia em realizar o diagnóstico e o tratamento da HMI? Para identificar estudos potencialmente relevantes, as seguintes bases de dados bibliográficas foram pesquisadas, a partir de janeiro de 2012 até junho de 2022: Biblioteca Virtual em Saúde, Rede Scielo e MEDLINE®/PubMED® com as seguintes palavras-chave em português: “Conhecimento”, “Estudantes de Odontologia”, sempre associando uma ou duas palavras-chave ao operador boleano AND e ao descritor “Hipomineralização Molar Incisivo” e em inglês “Knowledge”, “Dental Students”, também, sempre associando uma ou duas palavras-chave ao operador boleano AND e ao descritor “Molar Incisor Hypomineralization”. Apenas oito estudos atenderam aos critérios de elegibilidade. Os resultados mostraram que 19,0% a 99,0% dos estudantes estavam familiarizados com o tema e 12,0% a 33,0% relataram capacidade de identificar a condição e realizar o tratamento. A partir das evidências disponíveis foi possível concluir que a maioria dos estudantes de Odontologia estava familiarizada com o tema e que foram baixos os níveis de conhecimento e confiança em relação ao diagnóstico e tratamento da HMI. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Odontologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 26 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 116842441 | - |
Appears in Collections: | TCC - Odontologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ConhecimentoDosEstudantes.pdf | TCC | 282.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License