Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35391
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlmeida, Niara de Sousa-
dc.date.accessioned2022-08-04T18:35:10Z-
dc.date.available2022-08-04T18:35:10Z-
dc.date.issued2022-07-13-
dc.identifier.citationALMEIDA, Niara de Souza. Conhecimento dos Estudantes de Odontologia sobre hipomineralização de molares e incisivos: uma revisão de escopo .2022 .26 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35391-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectEstudantes de odontologiapt_BR
dc.subjectDental studentspt_BR
dc.subjectEsmalte dentáriopt_BR
dc.subjectDental enamelpt_BR
dc.titleConhecimento dos estudantes de odontologia sobre hipomineralização de molares e incisivos: uma revisão de escopopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Fabiana Sodré de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4466872588578468pt_BR
dc.contributor.referee1Santos Filho, Paulo César de Freitas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9129171396103402pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Renata Prata Cunha Bernardes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2754002109660992pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1475100244363224pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Hipomineralização de Molares e Incisivos (HMI) é definida como um defeito de desenvolvimento qualitativo do esmalte. Nos últimos anos, a HMI tornou-se um tema que preocupa a comunidade odontopediátrica por representar uma condição comum e um significante problema clínico. Sendo assim, o objetivo principal deste estudo foi realizar uma revisão de escopo com a finalidade de mapear pesquisas sobre o conhecimento dos estudantes de Odontologia em relação à HMI. O estudo foi desenvolvido seguindo os itens do documento “PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR)”. As seguintes questões foram formuladas: (1) Os estudantes de Odontologia estão familiarizados com a HMI? (2) Qual o nível de conhecimento e confiança dos estudantes de Odontologia em realizar o diagnóstico e o tratamento da HMI? Para identificar estudos potencialmente relevantes, as seguintes bases de dados bibliográficas foram pesquisadas, a partir de janeiro de 2012 até junho de 2022: Biblioteca Virtual em Saúde, Rede Scielo e MEDLINE®/PubMED® com as seguintes palavras-chave em português: “Conhecimento”, “Estudantes de Odontologia”, sempre associando uma ou duas palavras-chave ao operador boleano AND e ao descritor “Hipomineralização Molar Incisivo” e em inglês “Knowledge”, “Dental Students”, também, sempre associando uma ou duas palavras-chave ao operador boleano AND e ao descritor “Molar Incisor Hypomineralization”. Apenas oito estudos atenderam aos critérios de elegibilidade. Os resultados mostraram que 19,0% a 99,0% dos estudantes estavam familiarizados com o tema e 12,0% a 33,0% relataram capacidade de identificar a condição e realizar o tratamento. A partir das evidências disponíveis foi possível concluir que a maioria dos estudantes de Odontologia estava familiarizada com o tema e que foram baixos os níveis de conhecimento e confiança em relação ao diagnóstico e tratamento da HMI.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseOdontologiapt_BR
dc.sizeorduration26pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.orcid.putcode116842441-
Appears in Collections:TCC - Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConhecimentoDosEstudantes.pdfTCC282.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons