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dc.creatorMaria, Cléria Rodrigues de Oliveira Martins-
dc.date.accessioned2022-08-03T12:41:37Z-
dc.date.available2022-08-03T12:41:37Z-
dc.date.issued2022-05-31-
dc.identifier.citationMARIA, Cléria Rodrigues de Oliveira Martins. O paradoxo da identidade na representação da velhice: análise cultural de entrevistas de mulheres publicadas na revista Mais 60. 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5321pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35373-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the interviews of women published in the Mais 60 – Estudos sobre envelhecimento, in order to verify the concept of old age and its representation, since the hegemonic discourse of positive aging has occupied more place in the communicative media. Based on the concept of old age as an element of analysis, this research has the following guiding question: Is the social representation of old age defended by the Mais 60 magazine, in its editorials, in line with the conception of old age published in the interviews? For this, it becomes necessary to provoke a discussion about the representation of old age in the contemporary context, and the conceptions about identity, from the perspective of Cultural Studies, with the methodological approach of cultural analysis to understand socioeconomic and cultural changes. Cultural analysis linked to cultural materialism encompasses political and conjunctural aspects and articulates cultural production and consumption, giving meaning to the interpretations, values and experiences of the subjects. The analysis categories used for this research were: old age, woman, memory, identity, representation, with the objective of analyzing Lourdes Barreto's interviews from ed. nº 77 of August 2020 under the title: “I have been fighting for the issue of elderly women, because it is still a very big social exclusion…”; by Marta Gil from the ed. nº 73 of August of 2019 titled: “When you have inclusive education well done with teaching it becomes very concrete and when it becomes very concrete it is good…”; and by Ume Shimada published in ed. nº 76 of April 2020 under the title “We have to work to make the day. No work, no fun. Work helps a lot.” As a result of the research, it is understood that the Mais 60 magazine has its attention focused on the publication of texts of gerontological approaches and that, although it is a magazine aimed at the public over 60 years, it privileges positive aging, and does not value the " old".pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVelhicept_BR
dc.subjectmemóriapt_BR
dc.subjectidentidadept_BR
dc.subjectrepresentaçãopt_BR
dc.subjectEstudos Culturaispt_BR
dc.subjectOld agept_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.subjectCultural Studiespt_BR
dc.titleO paradoxo da identidade na representação da velhice: análise cultural de entrevistas de mulheres publicadas na revista Mais 60pt_BR
dc.title.alternativeThe paradox of identity in the representation of old age: cultural analysis of interviews with women published in Mais 60 magazinept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Gerson de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4315543987857344pt_BR
dc.contributor.referee1Maia, Marta Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0835514288021636pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Vanessa Matos dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2601633916210576pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9858646028497877pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem o objetivo de analisar as entrevistas de mulheres publicadas na revista Mais 60 - Estudos sobre envelhecimento, a fim de verificar o conceito de velhice e a sua representação, visto que o discurso hegemônico do envelhecimento positivo tem ocupado mais lugar nos meios comunicativos. Ao partir do conceito de velhice como elemento de análise, esta pesquisa tem a seguinte questão norteadora: A representação social da velhice defendida pela revista Mais 60, em seus editoriais, está em consonância com a concepção de velhice publicada nas entrevistas? Para isso, torna-se necessário provocar uma discussão sobre qual a representação da velhice no contexto contemporâneo, e as concepções sobre a identidade, sob a perspectiva dos Estudos Culturais, com a abordagem metodológica da análise cultural para se entender as mudanças socioeconômico e cultural. A análise cultural vinculada ao materialismo cultural abrange aspectos políticos, conjunturais e articula produção e consumo cultural, dando sentido às interpretações, aos valores e às experiências dos sujeitos. As categorias de análise utilizadas para esta pesquisa foram: velhice, mulher, memória, identidade, representação, com o objetivo de analisar as entrevistas de Lourdes Barreto da ed. nº 77 de agosto de 2020 sob o título: “Eu tenho lutado pela questão das mulheres da terceira idade, porque é uma exclusão social muito grande ainda…”; de Marta Gil da ed. nº 73 de agosto de 2019 intitulada: “Quando você tem educação inclusiva bem-feita com ensino fica muito concreto e quando fica muito concreto é bom…”; e de Ume Shimada publicada na ed. nº 76 de abril de 2020 sob o título “A gente tem que trabalhar para ganhar o dia. Sem trabalho não tem graça. O trabalho ajuda muito”. Como resultado da pesquisa compreende-se que a revista Mais 60 tem a sua atenção voltada para publicação de textos de abordagens gerontológicas e que, embora seja uma revista dirigida para o público acima de 60 anos, privilegia o envelhecimento positivo, e não valoriza o “velho”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration116pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5321pt_BR
dc.orcid.putcode116790327-
dc.crossref.doibatchid69b4b03e-9de1-4958-9ec9-1b398c9dbb17-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoEntrevistaspt_BR
dc.subject.autorizadoComunicação de massa e mulherespt_BR
dc.subject.autorizadoEstudos culturais em educaçãopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

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