Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35307
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2461-8107
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 United States
Título: Análise da capacidade de atendimento de um bar e restaurante, a partir da pandemia de COVID-19, por meio de simulação de eventos discretos
Autor(es): Assis, Ulisses Nunes
Primeiro orientador: Domingos, Jean Carlos
Primeiro membro da banca: Paula, Vérica Marconi Freitas
Segundo membro da banca: Veiga, Cristiano Henrique Antonelli
Resumo: O setor de bares e restaurantes é muito capilarizado por todos o país, composto por micro, pequenas, médias e grandes empresas que compõem um mercado altamente competitivo. Por isso, é fundamental cuidar do desempenho operacional, a fim de atender da melhor forma possível o consumidor. Em 2020 o mundo enfrentou um enorme desafio, a pandemia de COVID-19 e as organizações do ramo de alimentação e bebidas sofreram um impacto muito grande em termos de demanda. Diante desse quadro, este estudo procurou aplicar um modelo de simulação de eventos discretos em um bar e restaurante da cidade de Uberlândia – MG, para avaliar, por meio de indicadores de desempenho operacional, a capacidade de atender a demanda durante o período de pandemia, mesmo com restrições de consumo e de oferta, mas também a partir da normalização das atividades. Tratou-se de um estudo de caso, de caráter aplicado e quantitativo, por meio da construção de um modelo de simulação computacional utilizando o programa Flexsim® versão 20.2.3. (2020). A coleta de dados foi realizada utilizando o sistema computacional de vendas do próprio bar e restaurante, PDV Configuração v6.11.20.01 atualmente da desenvolvedora Totvs e por meio de observação “in loco” e obtenção de tempos utilizando cronômetro. Após tratamento e inserção de dados no modelo, a simulação quantificou indicadores operacionais, tais como, tempo médio de permanência dos clientes na fila, percentual de utilização da cozinha e do bar e quantidade de unidades familiares atendidas. Esses índices representaram a operação durante os períodos da pandemia em que o bar e restaurante esteve aberto, para avaliar a capacidade operacional e o potencial de suportar demandas maiores após o fim das restrições governamentais Os resultados demonstraram que o arranjo físico atual, já assumido no momento da pesquisa, conseguiu atender bem a procura ao longo da pandemia e ainda resultou em feedback positivo do alto escalão da organização, porém uma ampliação grande da demanda pode comprometer o bom desempenho da operação e exigir ajustes.
Palavras-chave: Bar
Restaurante
Alimentos
Bebidas
Simulação de eventos discretos
Desempenho operacional
Flexsim
Expertfit
Experimenter
Simulação 3D
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ASSIS, Ulisses Nunes. Análise da capacidade de atendimento de um bar e restaurante, a partir da pandemia de COVID-19, por meio de simulação de eventos discretos. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35307
Data de defesa: 26-Out-2021
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseDaCapacidade.pdfTCC1.96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons