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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A Geografia como prática da liberdade na Educação de Jovens e Adultos
Título(s) alternativo(s): Geography as a practice of freedom in Youth and Adult Education
Autor(es): Andrade, Letícia de Paula e Silva
Primeiro orientador: Colesanti, Marlene Teresinha de Muno
Primeiro coorientador: Coimbra, Camila Lima
Primeiro membro da banca: Araújo, Flávia Aparecida Vieira de
Segundo membro da banca: Barbosa, Tulio
Terceiro membro da banca: Coimbra, Camila Lima
Resumo: Nesta dissertação, buscou-se desenvolver e defender a ideia da disciplina escolar de Geografia, na Educação de Jovens e Adultos - EJA, como uma prática da liberdade, por considerar sua função e contribuição social a essa modalidade de ensino e aos seus sujeitos, oprimidos e oprimidas por questões históricas advindas do passado colonial brasileiro. Para sua realização, foram pesquisados os documentos oficiais de uma escola pública no município de Uberlândia-MG, e realizada uma entrevista com a professora de Geografia da referida modalidade na instituição, a fim de analisar esses conteúdos e os relacionar com princípios freireanos que auxiliam na composição de uma educação emancipatória, e investigar as convergências e possibilidades da Geografia para a EJA. Na análise, realizada a partir de três categorias freireanas – criticidade, historicidade, liberdade, verificou-se que os documentos consideram a realidade em que estão inseridos e os condicionamentos históricos impostos à educação, mostrando-se contrários a movimentos retrógrados e adotando metodologias e concepções emancipatórias de formação humana, para a Geografia e para toda a instituição. Foi possível constatar, através dos documentos e da entrevista com a professora, que a instituição de ensino investigada se coloca em função da transformação social, propõe e consolida uma educação com foco na humanização, no auxílio ao desenvolvimento de sujeitos críticos, cidadãos ativos em seus processos de conhecimento, em suas relações e no mundo.
Abstract: In this dissertation, we sought to develop and defend the idea of the Geography school subject in Youth and Adult Education, as a practice of freedom, considering its function and social contribution to this type of education and its subjects, oppressed by historical issues arising from Brazil's colonial past. For this purpose, the official documents of a public school in the municipality of Uberlândia-MG were researched, and an interview was held with the Geography teacher of that modality in the institution, in order to analyze these contents and relate them to Freirean principles that help in the composition of an emancipatory education, and to investigate the convergences and possibilities of Geography for EJA. In the analysis, based on three Freirean categories - criticality, historicity, and freedom - it was verified that the documents consider the reality in which they are inserted and the historical conditions imposed on education, showing themselves to be contrary to retrograde movements and adopting emancipatory methodologies and conceptions of human formation, for Geography and for the entire institution. It was possible to verify, through the documents and the interview with the teacher, that the investigated educational institution places itself in function of social transformation, proposes and consolidates an education focused on humanization, in aiding the development of critical subjects, active citizens in their knowledge processes, in their relationships, and in the world.
Palavras-chave: Geografia
Educação de Jovens e Adultos
Concepções Freireanas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Assunto: Geografia
Geografia - Estudo e ensino
Geografia histórica
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia
Referência: ANDRADE, Letícia de Paula e Silva. A Geografia como prática da liberdade na Educação de Jovens e Adultos. 2022. 91 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5317.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5317
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35298
Data de defesa: 26-Mai-2022
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