Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35265
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Formação docente: contribuições acerca do conceito da divisão na perspectiva da aprendizagem significativa |
Título(s) alternativo(s): | Teacher training: contributions about the concept of division from the perspective of significant learning Formación docente: aportes sobre el concepto de división desde la perspectiva del aprendizaje significativo |
Autor(es): | Carmo, Vítor Martins |
Primeiro orientador: | Marim, Vlademir |
Primeiro membro da banca: | Souza, Leandro de Oliveira |
Segundo membro da banca: | Justulin, Andresa Maria |
Terceiro membro da banca: | Machado, Raquel Fernandes Gonçalves |
Resumo: | Para essa pesquisa, escolheu-se a abordagem da aprendizagem significativa, no intuito de pesquisar os processos de ancoragem e diferenciação, almejando a ampliação de conhecimentos para a formação docente no processo da divisão. Nesse intuito, delimitou-se como objetivo geral, analisar as contribuições para a formação docente acerca do conceito da divisão na perspectiva da aprendizagem significativa embasada na teoria de Ausubel, extraídas dos livros didáticos das séries iniciais do ensino fundamental de Matemática. A metodologia adotada foi a comparada, que se estabelece por meio da árvore de categorias, parâmetros e indicadores em três fases: (1) pré-descritiva; (2) descritiva; e (3) comparativa. Para realizar as etapas metodológicas, foram escolhidas três coleções de livros didáticos, voltadas para o Ensino de Matemática dos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como proposta a verificação das concepções da divisão em cada coleção selecionada. A análise foi estruturada por meio de três eixos: (1) livro didático: estrutura física e abordagem metodológica; (2) manual do professor e as contribuições para a formação docente para a divisão; e (3) divisão como processo contínuo do 1º ao 5º ano do EF, buscando compreender os possíveis caminhos para o fazer docente a partir da construção do conhecimento, comparando e analisando as concepções dos livros didáticos e dos manuais do professor, confrontando as informações à luz da teoria da abordagem significativa de Ausubel, em consonância com os objetos de conhecimento elencados na BNCC. Para o desenvolvimento das análises, foi utilizada a justaposição, tendo como embasamento a árvore de categorias, parâmetros e indicadores. Desta forma, ficaram consolidadas as possíveis contribuições do livro didático, em relação à aprendizagem significativa e à formação docente para o desenvolvimento do processo da divisão do 1º ao 5º ano do EF, por meio das propostas metodológicas, orientações pedagógicas e sugestões de formação contidas no material analisado. Em conjunto com a dissertação, elaborou-se o produto educacional, denominado oficinas pedagógicas: ensino da divisão. Esse material foi disponibilizado a 48 discentes em processo de formação inicial, que a partir das percepções obtidas pela leitura, confirmaram as potencialidades do produto para a formação de professores. Concluiu-se que o produto cumpriu com a proposta de provocar os envolvidos para a formação docente, em relação ao ensino da divisão, no intuito de compreender que a divisão é um processo contínuo e gradual e dela apropriar-se. |
Abstract: | For this research, the approach of meaningful learning was chosen, in order to research the processes of anchoring and differentiation, aiming to expand knowledge for teacher training in the process of division. To this end, the general objective was delimited to analyze the contributions to teacher training on the concept of division in the perspective of meaningful learning based on Ausubel's theory, extracted from textbooks of the initial grades of elementary mathematics education. The methodology adopted was the comparative one, which is established through the tree of categories, parameters and indicators in three phases: (1) pre-descriptive; (2) descriptive; and (3) comparative. To carry out the methodological steps, three collections of textbooks were chosen, aimed at Mathematics Teaching in the early years of elementary school, with the proposal to verify the conceptions of the division in each selected collection. The analysis was structured through three axes: (1) textbook: physical structure and methodological approach; (2) teacher manual and contributions to teacher training for the division; and (3) division as a continuous process from the 1st to the 5th year of EF, seeking to understand the possible ways to do teaching from the construction of knowledge, comparing and analyzing the concepts of textbooks and teacher manuals, comparing the information to the light of Ausubel's theory of the significant approach, in line with the objects of knowledge listed in the BNCC. For the development of the analyses, juxtaposition was used, based on the tree of categories, parameters and indicators. In this way, the possible contributions of the textbook were consolidated, in relation to meaningful learning and teacher training for the development of the division process from the 1st to the 5th year of EF, through the methodological proposals, pedagogical guidelines and training suggestions contained in the analyzed material. In conjunction with the dissertation, the educational product was elaborated, called pedagogical workshops: teaching the division. This material was made available to 48 students in the process of initial training, who, based on the perceptions obtained through reading, confirmed the potential of the product for teacher training. It was concluded that the product complied with the proposal to provoke those involved for teacher training, in relation to the teaching of division, in order to understand that division is a continuous and gradual process and to appropriate it. |
Palavras-chave: | Divisão Division Comparative Autoformação de professores Teacher self-training Metodologia Comparada Methodology |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO EDUCACIONAL |
Assunto: | Ciência - Estudo e ensino Professores - Formação Ensino - Metodologia Matemática (Ensino fundamental) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Referência: | CARMO, Vítor Martins do. Formação docente: contribuições acerca do conceito da divisão na perspectiva da aprendizagem significativa. 2022. 179 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.145. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.145 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35265 |
Data de defesa: | 28-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FormaçãoDocenteContribuições.pdf | 2.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.