Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35245
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9833-3994
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Números inteiros: um estudo bibliográfico sobre as pesquisas em história da matemática
Autor: Silva, Lara Leandra Ferreira
Primer orientador: Oliveira, Cristiane Coppe de
Primer miembro de la banca: Souza, Leandro de Oliveira
Segundo miembro de la banca: Pires, Rogério Fernando
Resumen: Este trabalho, de cunho qualitativo e bibliográfico, tem como objetivo investigar as pesquisas em história da matemática e em educação matemática acerca dos números inteiros. A questão que orientou esta investigação foi: O que trazem as pesquisas em história da matemática sobre os números inteiros e qual sua contribuição para a superação das dificuldades de aprendizagem desse conceito? A relevância dessa discussão está em entender como se processa essa dificuldade na aprendizagem matemática, sobretudo no entendimento sobre os números inteiros negativos, uma vez que essa questão foi problematizada nas discussões teóricas na graduação e em atividades práticas, especialmente, nas experiências do Estágio Supervisionado I. Tal disciplina trata-se de um componente curricular obrigatório do Curso de Graduação em Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal – UFU. Por meio das observações iniciais, ao longo do estágio identificou-se a grande dificuldade dos alunos ao se depararem com os números inteiros negativos. A partir dos trabalhos investigados, constatou-se que foi possível recorrer a elementos históricos da sociedade medieval para compreender como se processa o trato com os números inteiros negativos e que é possível fazer aproximações entre o cotidiano do aluno e as sociedades e intelectuais matemáticos que, ao longo da história, rejeitavam a ideia dos números negativos. Tal proposta pôde evidenciar o interesse dos estudantes e revelar suas potencialidades. Em relação às contribuiçoes teóricas e formativas do estudo, destaca-se que o contato com o material biliográfico permitiu um aprofundamento às questões que foram discutidas no interior da graduação, contribuindo para a formação inicial da pesquisadora.
Palabras clave: História da matemática
Números inteiros negativos
Área (s) del CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Lara Leandra Ferreira. Números inteiros: um estudo bibliográfico sobre as pesquisas em história da matemática. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35245
Fecha de defensa: 23-mar-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
NúmerosInteirosUm.pdfTCC477.98 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.