Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35245
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Lara Leandra Ferreira-
dc.date.accessioned2022-07-11T16:23:30Z-
dc.date.available2022-07-11T16:23:30Z-
dc.date.issued2022-03-23-
dc.identifier.citationSILVA, Lara Leandra Ferreira. Números inteiros: um estudo bibliográfico sobre as pesquisas em história da matemática. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35245-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectNúmeros inteiros negativospt_BR
dc.titleNúmeros inteiros: um estudo bibliográfico sobre as pesquisas em história da matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Cristiane Coppe de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776299J0&tokenCaptchar=03ANYolqvUMA4RmPpVmnFlu1tZw9dM8FgpwXI02WMBUqawBiWcGC44fkqS_t2ytJog5QKUV_qLwQYdIt8gVX6GOtNt0oVM6RQEMcgtciFSdKtUlnusV8WHLe9dZxNhUrxccLXWpt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Leandro de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241612J1&tokenCaptchar=03ANYolqsSM_f2F1wkgBc1uGkyEDtU8etmXWNyQq8DT_vR1o1tTlI1zHfmAX1N_HW4-hShUnVIW_93UxyFtFJc8DBN7iHgJockknOJfN3DgIwa_uVGKNPaCSCX2X4jdVJFuZTUU1JbT8odXlfJFm2aIF79INMlfmJF77c6rGacAo_FAdtdq9pt_BR
dc.contributor.referee2Pires, Rogério Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4215852H3&tokenCaptchar=03ANYolqtBLfzQrlehc9JZPVuaYaCZ5lBxBLHv3KBmwSmAD6ExXxeBcebimxIrR21IeIOzH5_aIe06mT6pyuSZoLQZEFVQbxmoYHiB7Q8oStknLJYSgeGG32c8x2-fyWHN5v1nNK7MqQjLZngMIIOftgYfNm0avK-saFU1Jla-ICNcPM5TdHU1b_SM5Bkbh6a-ac1DGmz_wHdZ8k5jYGm3NWdRUf6fk6WoRuo5_sil7oJaVeibkwKMuN_1IlK7qgkeWtrMXfDyuLKWWEA2YIZ30CSxx-OQr78O_WbYBuI4rdmiD_m9KT0oJTyjtAG4lwBMq0lAXoks_2MN6SOAQTYpFokFI13FbFc3xMP59iMl488YNdK9-zUuiFS6CBcHBmXjVPm8SkjZQ7BwuHOrDDXSw-twyu3NHPfCcEQfwKpC3wSd-LOVPfK9cCTTxIucxxpAmGLe7FqJfPiCsRfBt2jii-yBPGz9-qvd8wpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, de cunho qualitativo e bibliográfico, tem como objetivo investigar as pesquisas em história da matemática e em educação matemática acerca dos números inteiros. A questão que orientou esta investigação foi: O que trazem as pesquisas em história da matemática sobre os números inteiros e qual sua contribuição para a superação das dificuldades de aprendizagem desse conceito? A relevância dessa discussão está em entender como se processa essa dificuldade na aprendizagem matemática, sobretudo no entendimento sobre os números inteiros negativos, uma vez que essa questão foi problematizada nas discussões teóricas na graduação e em atividades práticas, especialmente, nas experiências do Estágio Supervisionado I. Tal disciplina trata-se de um componente curricular obrigatório do Curso de Graduação em Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal – UFU. Por meio das observações iniciais, ao longo do estágio identificou-se a grande dificuldade dos alunos ao se depararem com os números inteiros negativos. A partir dos trabalhos investigados, constatou-se que foi possível recorrer a elementos históricos da sociedade medieval para compreender como se processa o trato com os números inteiros negativos e que é possível fazer aproximações entre o cotidiano do aluno e as sociedades e intelectuais matemáticos que, ao longo da história, rejeitavam a ideia dos números negativos. Tal proposta pôde evidenciar o interesse dos estudantes e revelar suas potencialidades. Em relação às contribuiçoes teóricas e formativas do estudo, destaca-se que o contato com o material biliográfico permitiu um aprofundamento às questões que foram discutidas no interior da graduação, contribuindo para a formação inicial da pesquisadora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration37pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.orcid.putcode115713909-
Appears in Collections:TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NúmerosInteirosUm.pdfTCC477.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.