Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35236
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Futuros profissionais da saúde não estão preparados para o atendimento à população trans: uma visão de estudantes de uma universidade pública brasileira
Título (s) alternativo (s): Future health professionals are not prepared to care for the trans population: a view of students from a Brazilian public university
Autor: Carvalho, Vinícius Staconi
Primer orientador: Soares, Luana Padua
Primer miembro de la banca: Araújo, Tânia Aparecida de
Segundo miembro de la banca: Silva, Luciana
Resumen: Questiona-se que o despreparo quanto ao atendimento em saúde de transexuais possa estar relacionado com a falta de preparo acadêmico na graduação. O objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento dos estagiários na área de ciências da saúde e psicologia de uma universidade pública brasileira a respeito do atendimento à população transexual, a existência de abordagem curricular durante a graduação e percepções dos estudantes quanto ao desempenho no atendimento deste público. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário que abordava esses questionamentos com perguntas de múltipla escolha. Os resultados, a partir da análise da estatística descritiva e frequência, mostraram que 53,8% dos estudantes não tiveram abordagem do assunto em disciplinas na graduação, ao passo que bem mais da metade (74,2%) apontam para a falta de conhecimentos em políticas públicas e protocolos de atendimento específicos, o fator que poderia trazer maior dificuldade no atendimento. Sendo assim, podemos entender que os resultados encontrados confirmam a necessidade de se pensar em estratégias para preparar os futuros profissionais da saúde para o atendimento do indivíduo transexual.
Abstract: It wonders that the unpreparedness regarding the health care of transsexual people may be related to the lack of academic preparation in the undergraduate program. This study aimed to evaluate the knowledge of trainees in the area of health sciences and psychology of a Brazilian public university regarding the care of the transsexual population, the existence of a curricular approach during graduation, and students' perceptions regarding the performance in the health care of this public. Data collection did from a questionnaire that addressed these questions with multiple-choice questions. The results, from the analysis of descriptive statistics and frequency, showed that 53.8% of the students did not have an approach to the subject in undergraduate subjects, while well more than half (74.2%) point to the lack of knowledge in specific public policies and care protocols, the factor that could bring more difficulty in care. Thus, we can understand that the results found confirm the need to think about strategies to prepare future health professionals for the health care of the transsexual individual.
Palabras clave: Transexualidade
Estagiários da saúde
Educação em saúde
Currículo
Saúde e transexualidade
Transsexuality
Health trainees
Curriculum
Health education
Health and transsexuality
Care
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CARVALHO, Vinícius Staconi. Futuros profissionais da saúde não estão preparados para o atendimento à população trans: uma visão de estudantes de uma universidade pública brasileira. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35236
Fecha de defensa: 7-jul-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Nutrição

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
FuturosProfissionaisSaúde.pdf510.4 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons