Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35236
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Futuros profissionais da saúde não estão preparados para o atendimento à população trans: uma visão de estudantes de uma universidade pública brasileira |
Título(s) alternativo(s): | Future health professionals are not prepared to care for the trans population: a view of students from a Brazilian public university |
Autor(es): | Carvalho, Vinícius Staconi |
Primeiro orientador: | Soares, Luana Padua |
Primeiro membro da banca: | Araújo, Tânia Aparecida de |
Segundo membro da banca: | Silva, Luciana |
Resumo: | Questiona-se que o despreparo quanto ao atendimento em saúde de transexuais possa estar relacionado com a falta de preparo acadêmico na graduação. O objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento dos estagiários na área de ciências da saúde e psicologia de uma universidade pública brasileira a respeito do atendimento à população transexual, a existência de abordagem curricular durante a graduação e percepções dos estudantes quanto ao desempenho no atendimento deste público. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário que abordava esses questionamentos com perguntas de múltipla escolha. Os resultados, a partir da análise da estatística descritiva e frequência, mostraram que 53,8% dos estudantes não tiveram abordagem do assunto em disciplinas na graduação, ao passo que bem mais da metade (74,2%) apontam para a falta de conhecimentos em políticas públicas e protocolos de atendimento específicos, o fator que poderia trazer maior dificuldade no atendimento. Sendo assim, podemos entender que os resultados encontrados confirmam a necessidade de se pensar em estratégias para preparar os futuros profissionais da saúde para o atendimento do indivíduo transexual. |
Abstract: | It wonders that the unpreparedness regarding the health care of transsexual people may be related to the lack of academic preparation in the undergraduate program. This study aimed to evaluate the knowledge of trainees in the area of health sciences and psychology of a Brazilian public university regarding the care of the transsexual population, the existence of a curricular approach during graduation, and students' perceptions regarding the performance in the health care of this public. Data collection did from a questionnaire that addressed these questions with multiple-choice questions. The results, from the analysis of descriptive statistics and frequency, showed that 53.8% of the students did not have an approach to the subject in undergraduate subjects, while well more than half (74.2%) point to the lack of knowledge in specific public policies and care protocols, the factor that could bring more difficulty in care. Thus, we can understand that the results found confirm the need to think about strategies to prepare future health professionals for the health care of the transsexual individual. |
Palavras-chave: | Transexualidade Estagiários da saúde Educação em saúde Currículo Saúde e transexualidade Transsexuality Health trainees Curriculum Health education Health and transsexuality Care |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | CARVALHO, Vinícius Staconi. Futuros profissionais da saúde não estão preparados para o atendimento à população trans: uma visão de estudantes de uma universidade pública brasileira. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35236 |
Data de defesa: | 7-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Nutrição |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FuturosProfissionaisSaúde.pdf | 510.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons