Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35224
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8524-5864
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O tutor de ensino à distância: reflexões sobre o papel da tutoria no curso de pedagogia EaD da Universidade Federal de Uberlândia
Título (s) alternativo (s): The distance learning tutor: reflections on the role of tutoring in the distance education pedagogy course at the Federal University of Uberlândia
Autor: Gonçalves, Carolina Ponciano
Primer orientador: Longhini, Marcos Daniel
Primer miembro de la banca: x
Segundo miembro de la banca: x
Resumen: Este trabalho tem como objetivo uma revisão teórica sobre as competências pedagógicas do tutor online, discutindo a comunicação assíncrona – fórum – como forma de diminuir a distância transacional apontada por Michael G. Moore (2013), como aquela para além da distância física. Foram analisados e discutidos dois casos, reais, de comunicação entre aluno e tutor, com o uso da ferramenta fórum do curso de Pedagogia à distância (EaD) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em que foi possível observar as possibilidades de feedback do tutor. Considera-se competente, segundo o educador espanhol Antoni Zabala (2010), o tutor que seja capaz de intervenção eficaz, mobilizando de maneira inter-relacionada, os componentes atitudinais, procedimentais e conceituais. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, pôde-se observar, ainda, que a busca em diminuir a distância transacional perpassa a interação aluno e tutor. Pôde-se observar, também, que o tutor deverá atuar como mediador e agir no sentido de estar não como ponte entre aluno e conhecimento, mas entre muitos, criando uma teia de interações, uma vez que não há linearidade na construção do conhecimento.
Abstract: This work aims at a theoretical review of the pedagogical skills of the online tutor, discussing asynchronous communication – forum – as a way to reduce the transactional distance pointed out by Michael G. Moore (2013), as that which goes beyond physical distance. Two real cases of communication between student and tutor were analyzed and discussed, using the forum tool of the distance Pedagogy course (EaD) of the Federal University of Uberlândia (UFU), in which it was possible to observe the possibilities of feedback from the tutor. According to the Spanish educator Antoni Zabala (2010), the tutor who is capable of effective intervention, mobilizing the attitudinal, procedural and conceptual components in an interrelated way, is considered competent. Through the development of the present study, it was also possible to observe that the quest to reduce the transactional distance permeates the student-tutor interaction. It could also be observed that the tutor should act as a mediator and act in the sense of being not as a bridge between student and knowledge, but between many, creating a web of interactions, since there is no linearity in the construction of knowledge.
Palabras clave: Competência pedagógica
Distância transacional
Tutor
Pedagogical competence
Transactional distance
Tutor
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: GONÇALVES, Carolina Ponciano. O tutor de ensino à distância: reflexões sobre o papel da tutoria no curso de Pedagogia EaD da Universidade Federal de Uberlândia. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35224
Fecha de defensa: 5-jul-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TutorEnsinoDistância.pdf832.1 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.