Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35179
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6418-2670
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Jogos no ensino e na aprendizagem da matemática: um estudo a partir dos anais do encontro nacional de educação matemática (enem)
Autor(es): Lima, Ramon japiassu Tavares de
Primeiro orientador: Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu
Primeiro membro da banca: Jatobá, Ariosvaldo Marques
Segundo membro da banca: Matos, Fabiana Fiorezi de Marco
Resumo: Constituir um cenário a respeito do uso de jogos no ensino e na aprendizagem da Matemática a partir dos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), foi o objetivo principal desse trabalho. Para nos ajudar nessa condução, nos respaldamos metodologicamente nos pressupostos da pesquisa quanti-qualitativa e traçamos dois objetivos específicos, a saber: (i) mapear o uso de jogos no ensino da Matemática a partir dos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM); e (ii) elencar os trabalhos da modalidade "comunicação oral", “científica” ou “subeixo”, a depender da edição do evento, presentes nos anais do ENEM, que apresentam a palavra "jogo", "jogos", “jogar” ou “jogando” em seu título. A partir disso, procuramos analisar de que modo a utilização dos jogos no ensino da Matemática foi se configurando no campo da Educação Matemática via ENEM. Como resultados, notamos que houve um aumento significativo da presença dos jogos nessas modalidades no decorrer das edições o que, para nós, pode ter relações com a implementação de diretrizes educacionais – PCN e BNCC etc. – com o desenvolvimento tecnológico e de pesquisas no campo da formação de professores.
Palavras-chave: Tecnologias
Educação matemática
Formação de professores
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LIMA, Ramon Japiassu Tavares de. Jogos no ensino e na aprendizagem da matemática: um estudo a partir dos anais do encontro nacional de educação matemática (ENEM). 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35179
Data de defesa: 30-Mar-2022
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JogosNoEnsino.pdfTCC1.47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.