Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35179
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-6418-2670 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Jogos no ensino e na aprendizagem da matemática: um estudo a partir dos anais do encontro nacional de educação matemática (enem) |
Autor(es): | Lima, Ramon japiassu Tavares de |
Primeiro orientador: | Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu |
Primeiro membro da banca: | Jatobá, Ariosvaldo Marques |
Segundo membro da banca: | Matos, Fabiana Fiorezi de Marco |
Resumo: | Constituir um cenário a respeito do uso de jogos no ensino e na aprendizagem da Matemática a partir dos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), foi o objetivo principal desse trabalho. Para nos ajudar nessa condução, nos respaldamos metodologicamente nos pressupostos da pesquisa quanti-qualitativa e traçamos dois objetivos específicos, a saber: (i) mapear o uso de jogos no ensino da Matemática a partir dos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM); e (ii) elencar os trabalhos da modalidade "comunicação oral", “científica” ou “subeixo”, a depender da edição do evento, presentes nos anais do ENEM, que apresentam a palavra "jogo", "jogos", “jogar” ou “jogando” em seu título. A partir disso, procuramos analisar de que modo a utilização dos jogos no ensino da Matemática foi se configurando no campo da Educação Matemática via ENEM. Como resultados, notamos que houve um aumento significativo da presença dos jogos nessas modalidades no decorrer das edições o que, para nós, pode ter relações com a implementação de diretrizes educacionais – PCN e BNCC etc. – com o desenvolvimento tecnológico e de pesquisas no campo da formação de professores. |
Palavras-chave: | Tecnologias Educação matemática Formação de professores |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | LIMA, Ramon Japiassu Tavares de. Jogos no ensino e na aprendizagem da matemática: um estudo a partir dos anais do encontro nacional de educação matemática (ENEM). 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35179 |
Data de defesa: | 30-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JogosNoEnsino.pdf | TCC | 1.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.