Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35179
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Ramon japiassu Tavares de-
dc.date.accessioned2022-06-23T15:42:27Z-
dc.date.available2022-06-23T15:42:27Z-
dc.date.issued2022-03-30-
dc.identifier.citationLIMA, Ramon Japiassu Tavares de. Jogos no ensino e na aprendizagem da matemática: um estudo a partir dos anais do encontro nacional de educação matemática (ENEM). 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35179-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleJogos no ensino e na aprendizagem da matemática: um estudo a partir dos anais do encontro nacional de educação matemática (enem)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6136763314010047pt_BR
dc.contributor.referee1Jatobá, Ariosvaldo Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0039779148851646pt_BR
dc.contributor.referee2Matos, Fabiana Fiorezi de Marco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302431723262783pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoConstituir um cenário a respeito do uso de jogos no ensino e na aprendizagem da Matemática a partir dos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), foi o objetivo principal desse trabalho. Para nos ajudar nessa condução, nos respaldamos metodologicamente nos pressupostos da pesquisa quanti-qualitativa e traçamos dois objetivos específicos, a saber: (i) mapear o uso de jogos no ensino da Matemática a partir dos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM); e (ii) elencar os trabalhos da modalidade "comunicação oral", “científica” ou “subeixo”, a depender da edição do evento, presentes nos anais do ENEM, que apresentam a palavra "jogo", "jogos", “jogar” ou “jogando” em seu título. A partir disso, procuramos analisar de que modo a utilização dos jogos no ensino da Matemática foi se configurando no campo da Educação Matemática via ENEM. Como resultados, notamos que houve um aumento significativo da presença dos jogos nessas modalidades no decorrer das edições o que, para nós, pode ter relações com a implementação de diretrizes educacionais – PCN e BNCC etc. – com o desenvolvimento tecnológico e de pesquisas no campo da formação de professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration56pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.orcid.putcode114905897-
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JogosNoEnsino.pdfTCC1.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.