Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35179
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Ramon japiassu Tavares de | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-23T15:42:27Z | - |
dc.date.available | 2022-06-23T15:42:27Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Ramon Japiassu Tavares de. Jogos no ensino e na aprendizagem da matemática: um estudo a partir dos anais do encontro nacional de educação matemática (ENEM). 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35179 | - |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Jogos no ensino e na aprendizagem da matemática: um estudo a partir dos anais do encontro nacional de educação matemática (enem) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6136763314010047 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Jatobá, Ariosvaldo Marques | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0039779148851646 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Matos, Fabiana Fiorezi de Marco | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3302431723262783 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Constituir um cenário a respeito do uso de jogos no ensino e na aprendizagem da Matemática a partir dos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), foi o objetivo principal desse trabalho. Para nos ajudar nessa condução, nos respaldamos metodologicamente nos pressupostos da pesquisa quanti-qualitativa e traçamos dois objetivos específicos, a saber: (i) mapear o uso de jogos no ensino da Matemática a partir dos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM); e (ii) elencar os trabalhos da modalidade "comunicação oral", “científica” ou “subeixo”, a depender da edição do evento, presentes nos anais do ENEM, que apresentam a palavra "jogo", "jogos", “jogar” ou “jogando” em seu título. A partir disso, procuramos analisar de que modo a utilização dos jogos no ensino da Matemática foi se configurando no campo da Educação Matemática via ENEM. Como resultados, notamos que houve um aumento significativo da presença dos jogos nessas modalidades no decorrer das edições o que, para nós, pode ter relações com a implementação de diretrizes educacionais – PCN e BNCC etc. – com o desenvolvimento tecnológico e de pesquisas no campo da formação de professores. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Matemática | pt_BR |
dc.sizeorduration | 56 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 114905897 | - |
Appears in Collections: | TCC - Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JogosNoEnsino.pdf | TCC | 1.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.