Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35146
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Botelho, Ana Paula Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-10T18:16:44Z | - |
dc.date.available | 2022-06-10T18:16:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-30 | - |
dc.identifier.citation | BOTELHO, Ana Paula Pereira. Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge. 2021. 56 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5550 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35146 | - |
dc.description.abstract | This work proposes the preparation and application of pedagogical procedures and processes within the classroom, in the second year classes of high school at the State School of Parque São Jorge. It is a set of pedagogical practices, flexible, based on the Curve of Experience of Pedagogy Griô and that, systematized within the possibilities of formal education, follow a path that develops an emotional preparation in the awareness of oneself, of the other, of individual memories in a collective, belonging and artistic creation. The research started with the hypothesis of the existence of a supposed collective culture. The field research indicated, at the beginning of the work, that this idea was not supported in the context of the investigation. We then followed a path of exploration and sharing of the memories, knowledge, affectivity and identity of the students, placing them as assets and creators. This process culminates in artistic expressions that arise from the survey of a recurring theme for each room and from there artistic productions are carried out on the themes of each class (2ºA Sono. 2ºB Guerra. 2ºC Fuga. 2ºD Avós, Café. 2ºE A Goiabeira de onde eu vim.), like memories and public relations. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Criação em Artes | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | Pedagogicol Pratices | pt_BR |
dc.subject | Creation in arts | pt_BR |
dc.title | Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge | pt_BR |
dc.title.alternative | Reliquary of Affections: Pathways to a pedagogical art process at the State School of Parque São Jorge | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Meira, Renata Bittencourt | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7920012076289535 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bezelga, Isabel | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2428972708922464 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ramos, Jarbas Siqueira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8633520438663625 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3071272265735716 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como proposta, a elaboração e aplicação de procedimentos e processos pedagógicos dentro da sala de aula, nas turmas de segundo ano do ensino médio da Escola Estadual do Parque São Jorge. Trata-se de um conjunto de práticas pedagógicas, flexíveis, embasadas na Curva de Vivência da Pedagogia Griô e que, sistematizadas dentro das possibilidades da educação formal, percorrem um caminho que busca desenvolver a preparação emocional na consciência de si, do outro, das memórias individuais em um coletivo, do pertencimento e da criação artística. A pesquisa teve início com a hipótese da existência de uma suposta cultura coletiva. A pesquisa de campo indicou, já no início do trabalho, que esta ideia não se sustentava no contexto da investigação. Seguimos, então, um caminho de exploração e compartilhamento das memórias, dos saberes, da afetividade e da identidade dos alunos colocando-os como sujeitos ativos e criadores. Esse processo culmina em expressões artísticas que surgem do levantamento de um tema recorrente para cada sala e a partir dali são realizadas produções artísticas sobre os temas de cada turma (2ºA Sono. 2ºB Guerra. 2ºC Fuga. 2ºD Avós, Café. 2ºE A Goiabeira de onde venho.), as memórias e as relações estabelecidas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 56 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5550 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | 06e132b9-1a75-42b9-bd25-652d1420c4cc | - |
dc.subject.autorizado | Artes - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Educação artística (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Memória | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Criação na arte | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RelicárioAfetosCaminhos.pdf | Dissertação | 2.98 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License