Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35146
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge
Título(s) alternativo(s): Reliquary of Affections: Pathways to a pedagogical art process at the State School of Parque São Jorge
Autor(es): Botelho, Ana Paula Pereira
Primeiro orientador: Meira, Renata Bittencourt
Primeiro membro da banca: Bezelga, Isabel
Segundo membro da banca: Ramos, Jarbas Siqueira
Resumo: Este trabalho tem como proposta, a elaboração e aplicação de procedimentos e processos pedagógicos dentro da sala de aula, nas turmas de segundo ano do ensino médio da Escola Estadual do Parque São Jorge. Trata-se de um conjunto de práticas pedagógicas, flexíveis, embasadas na Curva de Vivência da Pedagogia Griô e que, sistematizadas dentro das possibilidades da educação formal, percorrem um caminho que busca desenvolver a preparação emocional na consciência de si, do outro, das memórias individuais em um coletivo, do pertencimento e da criação artística. A pesquisa teve início com a hipótese da existência de uma suposta cultura coletiva. A pesquisa de campo indicou, já no início do trabalho, que esta ideia não se sustentava no contexto da investigação. Seguimos, então, um caminho de exploração e compartilhamento das memórias, dos saberes, da afetividade e da identidade dos alunos colocando-os como sujeitos ativos e criadores. Esse processo culmina em expressões artísticas que surgem do levantamento de um tema recorrente para cada sala e a partir dali são realizadas produções artísticas sobre os temas de cada turma (2ºA Sono. 2ºB Guerra. 2ºC Fuga. 2ºD Avós, Café. 2ºE A Goiabeira de onde venho.), as memórias e as relações estabelecidas.
Abstract: This work proposes the preparation and application of pedagogical procedures and processes within the classroom, in the second year classes of high school at the State School of Parque São Jorge. It is a set of pedagogical practices, flexible, based on the Curve of Experience of Pedagogy Griô and that, systematized within the possibilities of formal education, follow a path that develops an emotional preparation in the awareness of oneself, of the other, of individual memories in a collective, belonging and artistic creation. The research started with the hypothesis of the existence of a supposed collective culture. The field research indicated, at the beginning of the work, that this idea was not supported in the context of the investigation. We then followed a path of exploration and sharing of the memories, knowledge, affectivity and identity of the students, placing them as assets and creators. This process culminates in artistic expressions that arise from the survey of a recurring theme for each room and from there artistic productions are carried out on the themes of each class (2ºA Sono. 2ºB Guerra. 2ºC Fuga. 2ºD Avós, Café. 2ºE A Goiabeira de onde eu vim.), like memories and public relations.
Palavras-chave: Memória
Práticas Pedagógicas
Criação em Artes
Memory
Pedagogicol Pratices
Creation in arts
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Artes - estudo e ensino
Educação artística (Ensino médio)
Memória
Criação na arte
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Referência: BOTELHO, Ana Paula Pereira. Relicário de Afetos: caminhos para um processo artístico pedagógico na Escola Estadual do Parque São Jorge. 2021. 56 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5550
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5550
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35146
Data de defesa: 30-Jan-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RelicárioAfetosCaminhos.pdfDissertação2.98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons