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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Percepção da educação ambiental na preservação do solo e qualidade ambiental em algumas fazendas do distrito São João da Serra Negra - Patrocínio, Minas Gerais
Autor: Freitas, Larissa de
Primer orientador: Borges, Elias Nascentes
Primer miembro de la banca: Dias, Marcelo Alves da Rocha
Segundo miembro de la banca: Caixeta, Patrícia Cristina Ferreira
Resumen: Este trabalho de conclusão de curso objetiva analisar a percepção de alguns produtores rurais do distrito de São João da Serra Negra, Minas Gerais, quanto a educação ambiental voltada principalmente para a preservação do solo e qualidade ambiental, fatores essenciais para a agricultura. A pesquisa foi realizada com quinze pequenos produtores através da aplicação de um questionário contendo vinte perguntas de assuntos interligados ao solo e ao meio ambiente. De maneira geral, os resultados demonstram que alguns entrevistados foram melhor instruídos do que outros ao longo de suas vivências e que o caminho a ser percorrido para a conscientização no campo ainda é longo. Percebe-se que ainda existe uma grande carência na acessibilidade às informações importantes e necessárias para o uso sustentável do solo, o que reflete que nem todos os entrevistados tiveram acesso à educação ambiental ou estão conscientes de que os impactos gerados no meio atualmente irão afetar negativamente as gerações futuras. Dessa forma, concluiu-se que a educação ambiental pode ser vista como uma ferramenta extremamente necessária para que a preservação do solo e qualidade ambiental sejam melhoradas e esta deve ser cada dia mais introduzida no campo.
Abstract: This course conclusion work aims to analyze the perception of some rural producers in the district of São João da Serra Negra, Minas Gerais, regarding environmental education focused mainly on soil preservation and environmental quality, essential factors for agriculture. The research was conducted with fifteen small producers through the application of a questionnaire containing twenty questions of subjects related to the soil and the environment. In general, the results show that some interviewees were better educated than others throughout their experiences and that the path to be traveled to awareness in the field is still long. It is noticed that there is still a great lack of accessibility to the important information needed for sustainable land use, which reflects that not all interviewees had access to environmental education or are aware that the impacts generated in the environment today will negatively affect future generations. Thus, it was concluded that environmental education can be seen as an extremely necessary tool for soil preservation and environmental quality to be improved and this should be increasingly introduced into the field.
Palabras clave: Solo
Educação ambiental
Produtor rural
Preservação
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FREITAS, Larissa de. Percepção da educação ambiental na preservação do solo e qualidade ambiental em algumas fazendas do distrito São João da Serra Negra - Patrocínio, Minas Gerais. 2022. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35052
Fecha de defensa: 5-abr-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária

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