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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7289-1023
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa na educação básica: uma proposta de intervenção a partir da observação da concordância de número
Título (s) alternativo (s): Contribuciones de la sociolingüística a la enseñanza de la lengua portuguesa en la educación básica: una propuesta de intervención basada en la observación de la concordancia numérica
Autor: Barthaburu, Fernanda Palhares Carvalho de
Primer orientador: Araújo, Leandro Silveira de
Primer miembro de la banca: Marine, Talita de Cássia
Segundo miembro de la banca: Martins, Maridelma Laperuta
Resumen: Diante de uma realidade brasileira em que ainda se nota intolerância linguística e a necessidade de um ensino que entenda e respeite às diferenças e variações que ocorrem na língua, esta pesquisa busca, através da aproximação da Teoria da Sociolinguística Variacionista ao contexto escolar, contribuir para o desenvolvimento de uma conscientização acerca da variação linguística em língua materna, ajudando os alunos a compreenderem os fatores sociais e linguísticos que condicionam esse comportamento heterogêneo. Em especial, buscamos contribuir para a promoção de uma atitude de combate ao preconceito e intolerância na linguagem a partir da observação da “concordância de número” na língua portuguesa. Para isso, em um primeiro momento, nos dedicamos às leituras sobre teorias da Sociolinguística (LABOV, 1996, 2006, 2008; CHAMBERS, 2003; WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006) e suas contribuições para o estudo da Língua Portuguesa na educação básica (BAGNO, 2001,2003, 2007; BORTONI-RICARDO, 2005, 2014; SCHERRE, 2005). Em uma etapa mais aplicada desta abordagem, desenvolvemos uma proposta de intervenção a fim de auxiliar na reflexão sobre o uso variável da concordância de número na língua portuguesa. Entre outros, nossa proposta foi planejada em torno de uma pesquisa de coleta de dados realizada pelos próprios alunos, levando-os a compreenderem que a fala pode se adequar a diferentes contextos. Desse modo, esperamos desenvolver um ambiente de aprendizado que ajude a promover uma atitude reflexiva acerca do funcionamento da linguagem, levando o aluno a aprimorar sua competência linguística e desenvolver mais respeito em relação ao vernáculo do outro.
Abstract: Frente a una realidad brasileña en la que la intolerancia lingüística aún es evidente y la necesidad de una enseñanza que comprenda y respete las diferencias y variaciones que ocurren en el idioma, esta investigación busca, a través de la aproximación de la teoría de la sociolingüística variacionista al contexto escolar, desarrollar en los estudiantes conciencia acerca de la variación lingüística en su lengua materna, llevándolos a comprender los factores sociales y lingüísticos que condicionan este comportamiento heterogéneo. En particular, buscamos promover una actitud para combatir los prejuicios y la intolerancia en el lenguaje dentro del ámbito de la "concordancia numérica". Para ello, en un primer momento, nos dedicaremos a lecturas sobre teorías de Sociolingüística (LABOV, 1996, 2006, 2008; CHAMBERS, 2003; WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006) y sus aportes al estudio de la Lengua Portuguesa en la educación básica (BAGNO, 2001, 2003, 2007; BORTONI-RICARDO, 2005, 2014; SCHERRE, 2005). En una etapa más aplicada de este abordaje, desarrollaremos una propuesta de intervención que promueva una reflexión sobre el uso variable de la concordancia numérica en el idioma portugués. Entre otras, esta etapa consistirá en una encuesta de recopilación de datos realizada por los propios estudiantes, lo que les llevará a comprender que el discurso puede adaptarse a diferentes contextos. De esta manera, esperamos desarrollar un ambiente de aprendizaje que promueva una actitud reflexiva sobre el funcionamiento del lenguaje, llevando al alumno a mejorar su competencia lingüística y a desarrollar más respeto en relación al vernáculo del otro.
Palabras clave: Sociolinguística Variacionista
Sociolinguística Educacional
Língua Portuguesa
Ensino de Língua Materna
Educação Básica
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Tema: Letras
Estudos línguísticos e literários
Letramento - Aspectos sociais
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Cita: BARTHABURU, Fernanda Palhares Carvalho de. Contribuições da Sociolinguística para o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica: Uma proposta de intervenção a partir da observação da concordância de número. 2021. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.627
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.627
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35050
Fecha de defensa: 24-ago-2021
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

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