Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35050
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarthaburu, Fernanda Palhares Carvalho de-
dc.date.accessioned2022-05-17T14:20:44Z-
dc.date.available2022-05-17T14:20:44Z-
dc.date.issued2021-08-24-
dc.identifier.citationBARTHABURU, Fernanda Palhares Carvalho de. Contribuições da Sociolinguística para o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica: Uma proposta de intervenção a partir da observação da concordância de número. 2021. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.627pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35050-
dc.description.abstractFrente a una realidad brasileña en la que la intolerancia lingüística aún es evidente y la necesidad de una enseñanza que comprenda y respete las diferencias y variaciones que ocurren en el idioma, esta investigación busca, a través de la aproximación de la teoría de la sociolingüística variacionista al contexto escolar, desarrollar en los estudiantes conciencia acerca de la variación lingüística en su lengua materna, llevándolos a comprender los factores sociales y lingüísticos que condicionan este comportamiento heterogéneo. En particular, buscamos promover una actitud para combatir los prejuicios y la intolerancia en el lenguaje dentro del ámbito de la "concordancia numérica". Para ello, en un primer momento, nos dedicaremos a lecturas sobre teorías de Sociolingüística (LABOV, 1996, 2006, 2008; CHAMBERS, 2003; WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006) y sus aportes al estudio de la Lengua Portuguesa en la educación básica (BAGNO, 2001, 2003, 2007; BORTONI-RICARDO, 2005, 2014; SCHERRE, 2005). En una etapa más aplicada de este abordaje, desarrollaremos una propuesta de intervención que promueva una reflexión sobre el uso variable de la concordancia numérica en el idioma portugués. Entre otras, esta etapa consistirá en una encuesta de recopilación de datos realizada por los propios estudiantes, lo que les llevará a comprender que el discurso puede adaptarse a diferentes contextos. De esta manera, esperamos desarrollar un ambiente de aprendizaje que promueva una actitud reflexiva sobre el funcionamiento del lenguaje, llevando al alumno a mejorar su competencia lingüística y a desarrollar más respeto en relación al vernáculo del otro.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociolinguística Variacionistapt_BR
dc.subjectSociolinguística Educacionalpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Maternapt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.titleContribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa na educação básica: uma proposta de intervenção a partir da observação da concordância de númeropt_BR
dc.title.alternativeContribuciones de la sociolingüística a la enseñanza de la lengua portuguesa en la educación básica: una propuesta de intervención basada en la observación de la concordancia numéricapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Leandro Silveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7591228811329004pt_BR
dc.contributor.referee1Marine, Talita de Cássia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1206893628421376pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Maridelma Laperuta-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6009498366480094pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9667166732296530pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoDiante de uma realidade brasileira em que ainda se nota intolerância linguística e a necessidade de um ensino que entenda e respeite às diferenças e variações que ocorrem na língua, esta pesquisa busca, através da aproximação da Teoria da Sociolinguística Variacionista ao contexto escolar, contribuir para o desenvolvimento de uma conscientização acerca da variação linguística em língua materna, ajudando os alunos a compreenderem os fatores sociais e linguísticos que condicionam esse comportamento heterogêneo. Em especial, buscamos contribuir para a promoção de uma atitude de combate ao preconceito e intolerância na linguagem a partir da observação da “concordância de número” na língua portuguesa. Para isso, em um primeiro momento, nos dedicamos às leituras sobre teorias da Sociolinguística (LABOV, 1996, 2006, 2008; CHAMBERS, 2003; WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006) e suas contribuições para o estudo da Língua Portuguesa na educação básica (BAGNO, 2001,2003, 2007; BORTONI-RICARDO, 2005, 2014; SCHERRE, 2005). Em uma etapa mais aplicada desta abordagem, desenvolvemos uma proposta de intervenção a fim de auxiliar na reflexão sobre o uso variável da concordância de número na língua portuguesa. Entre outros, nossa proposta foi planejada em torno de uma pesquisa de coleta de dados realizada pelos próprios alunos, levando-os a compreenderem que a fala pode se adequar a diferentes contextos. Desse modo, esperamos desenvolver um ambiente de aprendizado que ajude a promover uma atitude reflexiva acerca do funcionamento da linguagem, levando o aluno a aprimorar sua competência linguística e desenvolver mais respeito em relação ao vernáculo do outro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration112pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.627pt_BR
dc.orcid.putcode113216103-
dc.crossref.doibatchid63418a98-887b-4316-b34d-5bad305236ec-
dc.subject.autorizadoLetraspt_BR
dc.subject.autorizadoEstudos línguísticos e literáriospt_BR
dc.subject.autorizadoLetramento - Aspectos sociaispt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ContribuiçõesSociolinguísticaEnsino.pdf3.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.