Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35036
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Brincadeiras na educação infantil no ensino remoto: algumas (im)possibilidades
Autor: Floriano, Nathália Silva
Primer orientador: Cunha, Myrtes Dias da
Primer miembro de la banca: Faria, Paula Amaral
Segundo miembro de la banca: Santos, Tatiani Rabelo Lapa
Resumen: O presente trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida em quatro turmas de primeiros e segundos períodos da Educação Infantil com crianças de 3 a 5 anos de idade de uma escola federal de educação básica (ESEBA) da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, cujas atividades na brinquedoteca são parte integrante de seu currículo .O intuito desta pesquisa foi conhecer e analisar as brincadeiras realizadas nas brinquedotecas na Educação Infantil, assim como verificar a participação das crianças na construção e escolha das brincadeiras e o era o tempo para brincar na escola. Efetuamos observações participantes dos encontros da professora responsável pela brinquedoteca com o público-alvo da Educação Infantil, no período de maio a setembro de 2021 –momento em que a escola funcionou com o ensino remoto –, e produzimos notas de campo para registrar tais reuniões. As análises abordaram quatro questionamentos fundamentais sobre as atividades: tipos promovidos na brinquedoteca com as turmas de crianças na Educação Infantil e no ensino remoto; formas; sujeitos proponentes e objetivos. De acordo com a presente investigação, concluímos que o trabalho realizado na brinquedoteca, em se tratando do período de ensino remoto, não promoveu brincadeiras e aconteceram encontros remotos entre a professora e as turmas de crianças que se assemelharam com aulas, são mais ou menos interativos e envolvem mais ou menos diálogos e participação das crianças. Vale ressaltar que o tempo destinado a tais atividades também foi reduzido, com duração de 30 minutos, de 15em 15dias para cada turma.
Palabras clave: Crianças
Children
Brincadeiras
Plays
Educação Infantil
Early childhood education.
Área (s) del CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FLORIANO, Nathália Silva. Brincadeiras na Educação Infantil no ensino remoto: algumas (im)possibilidades. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35036
Fecha de defensa: 25-abr-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
BrincadeirasNaEducação.pdfTCC713.01 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.