Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35036
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Floriano, Nathália Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-12T16:22:06Z | - |
dc.date.available | 2022-05-12T16:22:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-25 | - |
dc.identifier.citation | FLORIANO, Nathália Silva. Brincadeiras na Educação Infantil no ensino remoto: algumas (im)possibilidades. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35036 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Children | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Plays | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education. | pt_BR |
dc.title | Brincadeiras na educação infantil no ensino remoto: algumas (im)possibilidades | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cunha, Myrtes Dias da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7883086091263511 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Faria, Paula Amaral | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2142143662135686 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Tatiani Rabelo Lapa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0571959457590806 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida em quatro turmas de primeiros e segundos períodos da Educação Infantil com crianças de 3 a 5 anos de idade de uma escola federal de educação básica (ESEBA) da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, cujas atividades na brinquedoteca são parte integrante de seu currículo .O intuito desta pesquisa foi conhecer e analisar as brincadeiras realizadas nas brinquedotecas na Educação Infantil, assim como verificar a participação das crianças na construção e escolha das brincadeiras e o era o tempo para brincar na escola. Efetuamos observações participantes dos encontros da professora responsável pela brinquedoteca com o público-alvo da Educação Infantil, no período de maio a setembro de 2021 –momento em que a escola funcionou com o ensino remoto –, e produzimos notas de campo para registrar tais reuniões. As análises abordaram quatro questionamentos fundamentais sobre as atividades: tipos promovidos na brinquedoteca com as turmas de crianças na Educação Infantil e no ensino remoto; formas; sujeitos proponentes e objetivos. De acordo com a presente investigação, concluímos que o trabalho realizado na brinquedoteca, em se tratando do período de ensino remoto, não promoveu brincadeiras e aconteceram encontros remotos entre a professora e as turmas de crianças que se assemelharam com aulas, são mais ou menos interativos e envolvem mais ou menos diálogos e participação das crianças. Vale ressaltar que o tempo destinado a tais atividades também foi reduzido, com duração de 30 minutos, de 15em 15dias para cada turma. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 49 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BrincadeirasNaEducação.pdf | TCC | 713.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.