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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34978
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O Emílio de Jean-Jacques Rousseau: uma perspectiva sobre a educação para a formação e desenvolvimento humano |
Título (s) alternativo (s): | L'Émile de Jean-Jacques Rousseau : une perspective sur l'éducation pour la formation et le développement humain |
Autor: | Silva, Nhadilla Gomes de Caldas |
Primer orientador: | Almeida Júnior, José Benedito de |
Primer miembro de la banca: | Silva, Mônica de Faria e |
Segundo miembro de la banca: | x |
Resumen: | O objetivo deste trabalho é apresentar a pesquisa desenvolvida sobre a obra Emílio ou Da educação, do filósofo Jean-Jacques Rousseau, cujo Norte foi a formação do indivíduo e o desenvolvimento humano, partindo de uma análise realizada sobre a relação entre natureza e educação. A proposta do filósofo não foi, de fato, a de entregar um tratado ou um manual sobre educação, e sim, um compilado de reflexões e memórias que pudessem de alguma forma despertar na leitora e no leitor um olhar crítico sobre o homem de seu tempo e sua formação. Desse modo, a pesquisa desenvolvida se dispõe a ser um breve conjunto de análises introdutórias sobre a perspectiva do autor quanto ao conceito e a importância da educação, bem como um estudo dos quatro primeiros livros presentes em sua obra, aqui tratados em forma de capítulos. O capítulo I trata da importância e do papel da educação no mundo; o capítulo II versa sobre a educação, presente desde a infância, ressaltando o valor da natureza durante o processo de desenvolvimento; o III capítulo traz os três mestres responsáveis pela excelência da educação e por fim, o último capítulo aborda a utilidade das fábulas como método de ensino para a educação infantil. Este estudo defende que as críticas e reflexões do filósofo possuem relevante valor para a grande área da filosofia da educação, visto que os métodos de ensino são frequentemente postos em questão e seus escritos provocam importantes reflexões sobre os métodos educacionais atuais. Para contribuir e expandir esta discussão sobre a importância da educação e a formação e desenvolvimento humanos, procedemos a análise bibliográfica da obra Emílio ou da Educação de J.J- Rousseau bem como de grandes contribuições de Paulo Freire e Lev Semionovitch Vygotsky, considerando suas importantes reflexões sobre o ensino e a formação do conhecimento. Embora seja uma obra sobre a educação e trate de assuntos pedagógicos, é considerada pouco estudada e reconhecida, em comparação a alguns tratados e manuais escritos por pedagogos e educadores. O constructo analisado revela um conteúdo teórico-crítico que aponta para a construção do conhecimento e a relação ensino/aprendizagem no Ocidente e como as metodologias de ensino e a filosofia se relacionam com esse processo. |
Abstract: | L'objectif de ce travail est de présenter les recherches développées sur l'œuvre Emílio ou Da Educação, du philosophe Jean-Jacques Rousseau, dont le Nord était la formation de l'individu et le développement humain, à partir d'une analyse menée sur la relation entre la nature et l'éducation. La proposition du philosophe n'était, en effet, pas de livrer un traité ou un manuel sur l'éducation, mais une compilation de réflexions et de souvenirs qui pourraient en quelque sorte éveiller chez le lecteur un regard critique sur l'homme de son temps et sa formation. Ainsi, la recherche développée se veut être un bref ensemble d'analyses introductives sur le point de vue de l'auteur sur le concept et l'importance de l'éducation, ainsi qu'une étude des quatre premiers livres présents dans son ouvrage, ici traités sous forme de chapitres. Le chapitre I traite de l'importance et du rôle de l'éducation dans le monde; le chapitre II traite de l'éducation, présente depuis l'enfance, mettant l'accent sur la valeur de la nature au cours du processus de développement ; Le chapitre III rassemble les trois masters responsables de l'excellence en éducation et enfin, le dernier chapitre aborde l'utilité des fables comme méthode pédagogique pour l'éducation de la petite enfance. Cette étude soutient que les critiques et les réflexions du philosophe ont une valeur pertinente pour le grand domaine de la philosophie de l'éducation, car les méthodes d'enseignement sont souvent remises en question et ses écrits suscitent d'importantes réflexions sur les méthodes pédagogiques actuelles. Afin de contribuer et d'élargir cette discussion sur l'importance de l'éducation et de la formation et du développement humains, nous avons procédé à une analyse bibliographique de l'ouvrage Emílio ou da Educação de JJ-Rousseau ainsi que des grandes contributions de Paulo Freire et Lev Semionovitch Vygotsky, compte tenu de leurs réflexions importantes sur l'enseignement et la formation des connaissances. Bien qu'il s'agisse d'un ouvrage sur l'éducation et traite de questions pédagogiques, il est considéré comme peu étudié et reconnu, comparé à certains traités et manuels rédigés par des pédagogues et des éducateurs. La construction analysée révèle un contenu théorico-critique qui pointe vers la construction de la connaissance et la relation enseignement/apprentissage en Occident et comment les méthodologies d'enseignement et la philosophie sont liées à ce processus. |
Palabras clave: | Ensino Enseignement Aprendizagem Apprentissage Filosofia da Educação Philosophie de l'Education Formação Formation Emílio ou da Educação Emile ou Education Rousseau |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SILVA, Nhadilla Gomes de Caldas. O Emílio de Jean-Jacques Rousseau: uma perspectiva sobre a educação para a formação e desenvolvimento humano. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34978 |
Fecha de defensa: | 1-abr-2022 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Filosofia |
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