Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34955
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Dramaturgia popular: relato do processo de criação dramatúrgica de “Casa, não casa?” |
Autor: | Gonzaga, Rafael Custódio |
Primer orientador: | Pimenta, Daniele |
Primer miembro de la banca: | Wuo, Ana Elvira |
Segundo miembro de la banca: | Leite, Luiz Carlos |
Resumen: | RESUMO Faço, nesta pesquisa, o caminho da criação dramatúrgica do texto “Casa, não casa?”, uma obra de comicidade na linguagem de teatro popular. O texto começou a ser criado enquanto eu cursava a disciplina de Teatro e Cultura Popular, com a docente, Maria de Maria, em 2019. Investigo sobre o poder de criação que os materiais que acessamos nos dão, na disciplina criei em meu imaginário muitas inspirações, imagens, fragmentos de textos ao entrar em contato com o grupo “As meninas de Sinhá”, por meio de vídeos e leituras biográficas do grupo para um seminário. Entrar em contato com este material me fez ter um impulso criativo, que me levou a iniciar a escrita da dramaturgia de forma corporal, me colocando em movimento, em cena e testando o que minha imaginação criava. Relato este processo inicial da criação e os novos materiais que acessei para continuar a escrita do texto, continuei a dramaturgia sem ignorar a potência das inspirações para me dar força na criação, assim me coloco em busca de novas inspirações, sendo elas dramaturgias, espetáculos que já assisti e também momentos da minha vivência em Igarapava – SP, que tem todas as delicias e percalços de uma cidade do interior. |
Abstract: | ABSTRACT In this research, I illustrate the path of the dramaturgical creation of the text “To marry, or not to marry?”, a comic work in a popular theater language. The text started being created while I was attending the subject of Theater and Popular Culture, with the professor, Maria de Maria, in 2019. I investigate about the power of creation that is given by the materials we access, in this subject I created in my imagination many inspirations, images, and text excerpts when I joined the group “The girls of Sinhá”, through videos and biographical readings of the group for a seminar. Accessing this material generated a creative impulse in me, which led me to start writing dramaturgy in a corporal way, setting myself in motion, on stage and testing what my imagination created. I report this initial process of creation and the new materials that I accessed to continue the writing of the text, I continued the dramaturgy without ignoring the power of inspirations to give me strength in creation, so I set myself in search of new inspirations, as dramaturgy, shows I have watched and also moments of my own experiences in Igarapava - SP, which has all the fortunes and misfortunes of a countryside town. |
Palabras clave: | Dramaturgia Dramaturgy Teatro popular Popular theater Criatividade Creativity Meninas de Sinhá The girls of Sinhá Corpo Body |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | GONZAGA, Rafael Custódio. Dramaturgia popular: relato do processo de criação dramatúrgica de “Casa, não casa?”. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34955 |
Fecha de defensa: | 31-mar-2022 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Teatro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DramaturgiaPopularRelato.pdf | 1.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.