Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34953
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2781-906X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2024-01-01
Título: Nova metodologia para identificação da variação da cor da casca dos ovos de aves poedeiras
Autor(es): Olivieri, Otávio Cintra Lemos
Primeiro orientador: Piassi, Marcelo
Primeiro membro da banca: Piassi, Marcelo
Segundo membro da banca: Fonseca, Belchiolina Beatriz
Terceiro membro da banca: Escarpinati, Maurício Cunha
Quarto membro da banca: Calil, Thomas Abdo Costa
Resumo: A casca de ovos de galinha desempenha papel importante na proteção e homeostase do embrião. Além disso, ao considerar ovos para consumo humano, a casca possui um apelo comercial, uma vez que consumidores baseiam sua escolha de compra através da cor da casca. Os métodos tradicionais para avaliação da cor da casca do ovo, apresentam desvantagens como a subjetividade do avaliador e limitações físicas do uso. Portanto, o objetivo do trabalho foi desenvolvimento de uma nova metodologia para avaliação da cor da casca dos ovos. Para tal, 194 ovos foram classificados pela cor da casca por dois avaliadores diferentes com a utilização de um leque colorímetro padrão que possuía 24 paletas de cores graduadas de tom mais escuro ao mais claro. Em seguida, os ovos e o leque colorímetro foram fotografados e um algoritmo computacional foi desenvolvido para a interpretação, através das imagens, do comprimento de onda de cada cor das cascas dos ovos e das paletas do leque. A fim de se obter a repetibilidade dos avaliadores cada um realizou a classificação do mesmo ovo em 10 momentos diferentes, bem como o algoritmo interpretou os comprimentos de onda da cor da casca do mesmo ovo 10 vezes diferentes. Por fim, os comprimentos de onda das cores das cascas e do leque foram distribuídos no campo eletromagnético visível. Os avaliadores 1 e 2 relacionaram os ovos com as paletas 6 a 24 e 8 a 24, respectivamente. Ao classificar o mesmo ovo em momentos diferentes o coeficiente de variação dos avaliadores 1 e 2 foram de 0 a 22,4 e de 0 a 82,5, respectivamente. Os comprimentos de onda foram de 484,80nm à 598,90 para as cores da casca dos ovos e 487,48nm à 600nm para as paletas de ovos. Ao considerar o mesmo ovo em momentos distintos, o algoritmo apresentou coeficiente de variação de 0 a 0,857. Conclui-se que a classificação da cor da casca dos ovos com o uso de leque colorímetro sofre interferência da subjetividade do avaliador. Por sua vez, o método de identificação do comprimento de onda através das imagens e do algoritmo mostrou-se eficaz e preciso. Portanto, este estudo evidencia a necessidade e possibilidade do uso de sistema computacional para avaliação simultânea da cor da casca de vários ovos de galinhas poedeiras.
Palavras-chave: Casca de ovos
Coloração
Análise computacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVIERI, Otávio Cintra Lemos. Nova metodologia para identificação da variação da cor da casca dos ovos de aves poedeiras. 2022. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação Ciências Avícolas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34953
Data de defesa: 9-Abr-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Avícolas (Especialização)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NovaMetodologiaPara.pdfTCC605.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.