Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34891
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Jogo “Ark: survival evolved” no ensino de Ciências Biológicas
Título (s) alternativo (s): “Ark: survival evolved” game in Biological Science teaching
Autor: Gonzaga, Vitória Barbosa
Primer orientador: Carvalho, Daniela Franco
Primer miembro de la banca: Almeida, Ariádine
Segundo miembro de la banca: Ferreira, Fernanda
Resumen: Este artigo objetiva analisar o jogo “ARK: Survival Evolved”, na perspectiva do ensino e aprendizagem de conceitos biológicos em escolas. “ARK” é um jogo onde o proposito principal do jogador é sobrevivência em um ilha pré-histórica. O ensino de conteúdos por meio de jogos é algo que tem crescido ultimamente, pois consegue ter mais foco da criança e/ou adolescente. Tecnologias vem sendo desenvolvidas, e esse jogo pode ensinar muito sobre corpo humano, evolução humana e animal, sobrevivência, paleontologia e a ecologia comportamental de seres pré-históricos. Foi levado em consideração informações de jogadores de “ARK” na plataforma da Steam e suas avaliações com descrições positivas ou negativas, sob um olhar biológico nos comentários. Levando assim a conclusão se o jogo agrega positivamente ou negativamente para o ensino.
Abstract: This article aimed to analyze the game: “ARK: Survival Envolved” from the perspective of teaching and learning biological concepts in schools. ARK is a game which players main purpose is survival on a completely prehistoric island. The teaching of content learning through games is something that has grown lately, as it manages to focus more on children and/or adolescents. Technologies are being developed and this game can teach a lot about the human body, human and animal evolution, survival, paleontology and the behavioral ecology of prehistoric beings. The information was taken into consideration of players from ARK on the Steam platform through reviews being positive or negative under a biological look in the comments. Leading to the conclusion that the games add positively or negatively to teaching.
Palabras clave: Evolução
ARK
Biologia
Ensino
Ecologia
Fisiologia
Humanos
Games
Ecossistema
Paleontologia
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: GONZAGA, Vitória Barbosa. Jogo “Ark: survival evolved” no ensino de Ciências Biológicas. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34891
Fecha de defensa: 21-oct-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
JogoArkSurvival.pdf378.04 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons