Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34891
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Jogo “Ark: survival evolved” no ensino de Ciências Biológicas
Alternate title (s): “Ark: survival evolved” game in Biological Science teaching
Author: Gonzaga, Vitória Barbosa
First Advisor: Carvalho, Daniela Franco
First member of the Committee: Almeida, Ariádine
Second member of the Committee: Ferreira, Fernanda
Summary: Este artigo objetiva analisar o jogo “ARK: Survival Evolved”, na perspectiva do ensino e aprendizagem de conceitos biológicos em escolas. “ARK” é um jogo onde o proposito principal do jogador é sobrevivência em um ilha pré-histórica. O ensino de conteúdos por meio de jogos é algo que tem crescido ultimamente, pois consegue ter mais foco da criança e/ou adolescente. Tecnologias vem sendo desenvolvidas, e esse jogo pode ensinar muito sobre corpo humano, evolução humana e animal, sobrevivência, paleontologia e a ecologia comportamental de seres pré-históricos. Foi levado em consideração informações de jogadores de “ARK” na plataforma da Steam e suas avaliações com descrições positivas ou negativas, sob um olhar biológico nos comentários. Levando assim a conclusão se o jogo agrega positivamente ou negativamente para o ensino.
Abstract: This article aimed to analyze the game: “ARK: Survival Envolved” from the perspective of teaching and learning biological concepts in schools. ARK is a game which players main purpose is survival on a completely prehistoric island. The teaching of content learning through games is something that has grown lately, as it manages to focus more on children and/or adolescents. Technologies are being developed and this game can teach a lot about the human body, human and animal evolution, survival, paleontology and the behavioral ecology of prehistoric beings. The information was taken into consideration of players from ARK on the Steam platform through reviews being positive or negative under a biological look in the comments. Leading to the conclusion that the games add positively or negatively to teaching.
Keywords: Evolução
ARK
Biologia
Ensino
Ecologia
Fisiologia
Humanos
Games
Ecossistema
Paleontologia
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: GONZAGA, Vitória Barbosa. Jogo “Ark: survival evolved” no ensino de Ciências Biológicas. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34891
Date of defense: 21-Oct-2021
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JogoArkSurvival.pdf378.04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons