Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34860
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estimativa de biomassa herbácea de fitofisionomias abertas do cerrado utilizando o método do disco de queda
Autor(es): Nascimento, Murilo Arthur Silva
Primeiro orientador: Dantas, Vinícius de Lima
Primeiro membro da banca: Faria, Bruno Lopes de
Segundo membro da banca: Borges, Pedro Henrique Souza
Resumo: Os incêndios naturais fazem parte da dinâmica do Cerrado, tendo papel fundamental na regulação da dinâmica do ecossistema. O estrato herbáceo, sobretudo as gramíneas, funciona como principal combustível para essas queimadas e a quantidade de biomassa disponível em uma área influi diretamente na frequência e intensidade dos incêndios. Portanto, entender a variação espacial na biomassa de gramíneas é fundamental para prever as consequências dos incêndios para a vegetação. Neste trabalho investigamos a eficácia de um método não destrutivo (disco de queda ou disco medidor de pastagem) para a determinação da biomassa herbácea e de gramíneas, afim de identificar localidades que estão sujeitas a queimas mais frequentes e intensas devido ao acúmulo de grande quantidade de biomassa herbácea e de gramíneas, facilitando o estudo dos determinantes geográficos dos regimes de incêndio, bem como o manejo de áreas de preservação ou recuperação ambiental. Nossa hipótese foi a de que o disco permitiria estimativas acuradas da biomassa herbácea, sobretudo da biomassa de gramíneas, o grupo dominante no estrato herbáceo. Para testar essa hipótese, coletamos amostras de biomassa herbácea em sub-parcelas de 0.50 x 0.50 m, nos quatro cantos de 31 parcelas de 10 x 10 m, dentro das quais fizemos 10 medidas com a placa de queda. Calculamos médias ao nível da parcela de 10 x 10 m e usamos regressões lineares com o objetivo de testar se a placa de queda permitiria a determinação acurada da biomassa, bem como para obter equações que descrevessem essa relação, de forma que possam ser usadas para determinar a biomassa com base nas medidas do disco. Nossos resultados confirmaram que a placa de queda é eficaz em predizer a biomassa herbácea (R² = 0.51; P < 0.001) e sobretudo a biomassa de gramíneas (R² = 0.77; P < 0.001). Esses resultados sugerem que a placa de queda é uma ferramenta importante e de fácil para determinar a variação espacial na cobertura de gramíneas em áreas de campo e savana do Cerrado.
Palavras-chave: Biomassa
Biomass
Cerrado
Combustible material
Material combustível
Pasture meter disk
Disco de medidor de pastagem
Herbaceous layer
Estrato herbáceo
Grasses
Gramíneas
Fires
Incêndios
Serra da Canastra National Park.
Parque Nacional da Serra da Canastra.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: NASCIMENTO, Murilo Arthur da Silva. Estimativa de biomassa herbácea de fitofisionomias abertas do cerrado utilizando o método do disco de queda. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34860
Data de defesa: 15-Abr-2022
Aparece nas coleções:TCC - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstimativaBiomassaHerbácea.pdf646.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.