Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34839
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Avaliação histórica de condenações de aves em um abatedouro frigorífico de exportação na região sudeste do brasil (2009-2019): uma ferramenta para otimização de recursos na promoção da saúde humana e animal.
Título (s) alternativo (s): Time series evaluation of condemnation at export poultry slaughterhouse in southeastern Brazil (2009-2019): a tool for optimizing resources in the promotion of human and animal health
Autor: Hortêncio, Maria Carolina
Primer orientador: Cossi, Marcus Vinícius Coutinho
Primer miembro de la banca: Yamatogi, Ricardo Seiti
Segundo miembro de la banca: Fonseca, Belchiolina Beatriz
Resumen: Mesmo com os avanços tecnológicos no manejo, sanidade e genética aplicados a avicultura mundial, observa-se ainda um alto índice de detecção de patologias e tecnopatias nas linhas de inspeção das aves nos abatedouros, que causam prejuízos à indústria e riscos à saúde humana. Assim, este trabalho teve o objetivo de avaliar o índice de ocorrência (IOC) e índice sazonal ajustado de condenações (ISA) de aves entre 2009 e 2019, em um abatedouro frigorífico da região sudeste do Brasil. Os dados foram obtidos em planilhas oficiais do Serviço de Inspeção Federal brasileiro (SIF) e utilizados para cálculo do IOC, análise de correlação entre as principais causas de condenações, e avaliações do ISA ao longo do ano. Os resultados demonstraram que 7% (55.594.318) das carcaças sofreram algum tido de condenação (parcial ou total), e as causas mais frequentes, contaminação e contusão/lesão traumática, somaram 63,5% do total de condenações. Há uma tendência de aumento de condenações ao longo da série histórica avaliada, com IOC variando entre 45.282 e 149.809 condenações por 1.000.000 aves abatidas. Apresentaram alta correlação positiva, a septicemia e a dermatose (0,722). Quanto ao ISA, síndrome ascítica apresentou diferenças significativas entre os meses, sendo o valor verificado em julho (1,63) maior que os meses de janeiro a junho. Todas as causas de condenações não tecnológicas tiveram aumento e redução significativos ao longo do ano (± 48% no número de condenações). Conclui-se que as principais causas de condenações estão relacionadas principalmente a falhas no manejo e o padrão histórico de condenações, demostrado pelo ISA, pode fornecer subsídios para medidas preventivas e otimização de recursos humanos e financeiros, gerando impactos positivos na segurança dos alimentos, produtividade e lucratividade do setor.
Palabras clave: Peru
Frango de corte
Inspeção
Segurança de alimentos
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: HORTÊNCIO, Maria Carolina. COSTA, Letícia Roberta Martins Costa; SOUZA, Maria Victoria Pereira de Souza. FREITAS, Weslley Domenicci de Freitas. SILVA, Marcelo José Barbosa. Avaliação histórica de condenações de aves em um abatedouro frigorífico de exportação na região sudeste do Brasil (2009-2019): uma ferramenta para otimização de recursos na promoção da saúde humana e animal. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Avícolas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34839
Fecha de defensa: 18-mar-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Avícolas (Especialização)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Avaliaçao histórica de condenações.pdf2.1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.