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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5099-6059
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Reformas educacionais e curriculares no Brasil no início dos anos 1970: impactos do projeto educacional no ensino de geografia em Uberlândia-MG
Título(s) alternativo(s): Educational and curricular reforms in Brazil in the early 1970's: impacts of the educational project on the teaching of geography in Uberlândia-MG
Autor(es): Santos, Jakes Paulo Félix dos
Primeiro orientador: Colesanti, Marlene Teresinha de Muno
Primeiro membro da banca: Gaudio, Rogata Soares Del
Segundo membro da banca: Barbosa, Túlio
Resumo: O ensino de Geografia passou por mudanças significativas no Brasil. Um desses períodos de mudança, que envolve mudanças na Geografia Escolar, foi o Regime Militar no Brasil (1964-1985). Compreender este período e a mudança nos currículos de Geografia, os registros, as práticas e o sentimento dos professores revela como isso aconteceu. Portanto esta pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e com uma visão analítico-descritiva deste período, permite que os sujeitos da história tenham um espaço de fala, por meio de entrevistas e com a análise do registro dos diários de classe feitos à época. Nossos entrevistados permitem pensar sobre o momento histórico e as nuances da escola e das salas de aula. Assim, além de propor medidas para ampliação da pesquisa, concluímos que o Regime Militar usou da legislação para validar seus atos e tentar controlar as práticas dos professores por meio do currículo oficial.
Abstract: The teaching of Geography has been through significant periods of change in Brazil. One of those periods, involving changes in School Geography, was the Military Regimen in Brazil (1964-1985). Understanding this period and the change in Geography curriculum, the records, practices and teacher's feelings reveals how this happened. Therefore, this qualitative research, of exploratory nature and with an analytical-descriptive point of view, provides a space of speech for historical subjects, through interviews and with the analysis of the class diary records made at that time. Our interviewees allow us to think about the historical moment and the nuances of the school and the classrooms. Thus, besides proposing measures for further research, we conclude that the Military Regimen used legislation to validate its acts and to try to control the teachers' practices through the official curriculum.
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Geografia
Ditadura Militar
Currículo Oficial
Práticas e Saberes
Geography Teaching
Geography
Military Dictatorship
Official Curriculum
Practices and Knowledge
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Assunto: Geografia
Geografia - Estudo e ensino - Brasil
Brasil - História - 1964-1985
Política educacional - Brasil
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia
Referência: SANTOS, Jakes Paulo Félix dos. Reformas educacionais e curriculares no Brasil no início dos anos 1970: impactos do projeto educacional no ensino de geografia em Uberlândia-MG. 2021. 361 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5026
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5026
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34829
Data de defesa: 4-Nov-2021
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