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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSantos, Jakes Paulo Félix dos-
dc.date.accessioned2022-04-19T16:46:04Z-
dc.date.available2022-04-19T16:46:04Z-
dc.date.issued2021-11-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Jakes Paulo Félix dos. Reformas educacionais e curriculares no Brasil no início dos anos 1970: impactos do projeto educacional no ensino de geografia em Uberlândia-MG. 2021. 361 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5026pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34829-
dc.description.abstractThe teaching of Geography has been through significant periods of change in Brazil. One of those periods, involving changes in School Geography, was the Military Regimen in Brazil (1964-1985). Understanding this period and the change in Geography curriculum, the records, practices and teacher's feelings reveals how this happened. Therefore, this qualitative research, of exploratory nature and with an analytical-descriptive point of view, provides a space of speech for historical subjects, through interviews and with the analysis of the class diary records made at that time. Our interviewees allow us to think about the historical moment and the nuances of the school and the classrooms. Thus, besides proposing measures for further research, we conclude that the Military Regimen used legislation to validate its acts and to try to control the teachers' practices through the official curriculum.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectDitadura Militarpt_BR
dc.subjectCurrículo Oficialpt_BR
dc.subjectPráticas e Saberespt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectMilitary Dictatorshippt_BR
dc.subjectOfficial Curriculumpt_BR
dc.subjectPractices and Knowledgept_BR
dc.titleReformas educacionais e curriculares no Brasil no início dos anos 1970: impactos do projeto educacional no ensino de geografia em Uberlândia-MGpt_BR
dc.title.alternativeEducational and curricular reforms in Brazil in the early 1970's: impacts of the educational project on the teaching of geography in Uberlândia-MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Colesanti, Marlene Teresinha de Muno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646428883709643pt_BR
dc.contributor.referee1Gaudio, Rogata Soares Del-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5123637349209211pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Túlio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0987719839415557pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1507127942732860pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Geografia passou por mudanças significativas no Brasil. Um desses períodos de mudança, que envolve mudanças na Geografia Escolar, foi o Regime Militar no Brasil (1964-1985). Compreender este período e a mudança nos currículos de Geografia, os registros, as práticas e o sentimento dos professores revela como isso aconteceu. Portanto esta pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e com uma visão analítico-descritiva deste período, permite que os sujeitos da história tenham um espaço de fala, por meio de entrevistas e com a análise do registro dos diários de classe feitos à época. Nossos entrevistados permitem pensar sobre o momento histórico e as nuances da escola e das salas de aula. Assim, além de propor medidas para ampliação da pesquisa, concluímos que o Regime Militar usou da legislação para validar seus atos e tentar controlar as práticas dos professores por meio do currículo oficial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.sizeorduration361pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5026pt_BR
dc.orcid.putcode111688216-
dc.crossref.doibatchid68e6be3e-31fc-4efc-b6c6-27d7c000691c-
dc.subject.autorizadoGeografiapt_BR
dc.subject.autorizadoGeografia - Estudo e ensino - Brasilpt_BR
dc.subject.autorizadoBrasil - História - 1964-1985pt_BR
dc.subject.autorizadoPolítica educacional - Brasilpt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Geografia

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