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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34829
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.creator | Santos, Jakes Paulo Félix dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T16:46:04Z | - |
dc.date.available | 2022-04-19T16:46:04Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-04 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jakes Paulo Félix dos. Reformas educacionais e curriculares no Brasil no início dos anos 1970: impactos do projeto educacional no ensino de geografia em Uberlândia-MG. 2021. 361 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5026 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34829 | - |
dc.description.abstract | The teaching of Geography has been through significant periods of change in Brazil. One of those periods, involving changes in School Geography, was the Military Regimen in Brazil (1964-1985). Understanding this period and the change in Geography curriculum, the records, practices and teacher's feelings reveals how this happened. Therefore, this qualitative research, of exploratory nature and with an analytical-descriptive point of view, provides a space of speech for historical subjects, through interviews and with the analysis of the class diary records made at that time. Our interviewees allow us to think about the historical moment and the nuances of the school and the classrooms. Thus, besides proposing measures for further research, we conclude that the Military Regimen used legislation to validate its acts and to try to control the teachers' practices through the official curriculum. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Ditadura Militar | pt_BR |
dc.subject | Currículo Oficial | pt_BR |
dc.subject | Práticas e Saberes | pt_BR |
dc.subject | Geography Teaching | pt_BR |
dc.subject | Geography | pt_BR |
dc.subject | Military Dictatorship | pt_BR |
dc.subject | Official Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Practices and Knowledge | pt_BR |
dc.title | Reformas educacionais e curriculares no Brasil no início dos anos 1970: impactos do projeto educacional no ensino de geografia em Uberlândia-MG | pt_BR |
dc.title.alternative | Educational and curricular reforms in Brazil in the early 1970's: impacts of the educational project on the teaching of geography in Uberlândia-MG | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Colesanti, Marlene Teresinha de Muno | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8646428883709643 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gaudio, Rogata Soares Del | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5123637349209211 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Túlio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0987719839415557 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1507127942732860 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino de Geografia passou por mudanças significativas no Brasil. Um desses períodos de mudança, que envolve mudanças na Geografia Escolar, foi o Regime Militar no Brasil (1964-1985). Compreender este período e a mudança nos currículos de Geografia, os registros, as práticas e o sentimento dos professores revela como isso aconteceu. Portanto esta pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e com uma visão analítico-descritiva deste período, permite que os sujeitos da história tenham um espaço de fala, por meio de entrevistas e com a análise do registro dos diários de classe feitos à época. Nossos entrevistados permitem pensar sobre o momento histórico e as nuances da escola e das salas de aula. Assim, além de propor medidas para ampliação da pesquisa, concluímos que o Regime Militar usou da legislação para validar seus atos e tentar controlar as práticas dos professores por meio do currículo oficial. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Geografia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 361 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5026 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 111688216 | - |
dc.crossref.doibatchid | 68e6be3e-31fc-4efc-b6c6-27d7c000691c | - |
dc.subject.autorizado | Geografia | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Geografia - Estudo e ensino - Brasil | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Brasil - História - 1964-1985 | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Política educacional - Brasil | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Geografia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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