Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34742
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto: Uma análise da percepção de discentes do curso de ciências contábeis
Autor(es): Alves, Amanda Rodrigues
Primeiro orientador: Oliveira, Renata Mendes de
Primeiro membro da banca: Silva, Marli Auxiliadora da
Segundo membro da banca: Dias, Erika Monteiro de Souza Alves
Resumo: O presente estudo teve por objetivo investigar a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal, em relação aos impactos causados pela pandemia de COVID-19 no processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de aplicação online de questionário aos discentes, que permitiu a obtenção de 34 respostas validas. Os dados obtidos foram analisados por meio de estatística descritiva. Dentre os principais resultados observou-se que a pandemia de COVID-19 contribuiu tanto positivamente quanto negativamente no processo de ensino-aprendizagem dos discentes. No que se refere-se as contribuições positivas destaca-se a possibilidade da flexibilidade de horários e rotina de estudo, já a falta de interação com os docentes e discentes do curso e a ausência de um ambiente propício para estudo foram os aspectos considerados como negativos em relação ao processo de ensino-aprendizagem dos discentes. No geral, destaca-se que os discentes classificaram o processo de ensino-aprendizagem remoto como bom e regular, considerando que eles tiveram dificuldades na adaptação o que tornou o processo desafiador e ao mesmo tempo enriquecedor.
Abstract: The present study aimed to investigate the perception of students of the Accounting Science course at the Universidade Federal de Uberlândia, Pontal campus, regarding the impacts caused by the COVID-19 pandemic in the teaching-learning process during remote teaching. This is exploratory research with a quantitative approach. The data were collected by means of an online questionnaire to the students, which yielded 34 valid answers. The data obtained were analyzed using descriptive statistics. Among the main results it was observed that the COVID-19 pandemic contributed both positively and negatively to the students' teaching- learning process. Regarding the positive contributions, the possibility of flexible schedules and study routines stand out, while the lack of interaction with teachers and students of the course and the absence of a favorable environment for study were the aspects considered negative in relation to the teaching-learning process of the students. Overall, it is noteworthy that the students consider the remote teaching-learning process as good and regular, considering that they had difficulties in adaptation which made the process challenging and at the same time enriching.
Palavras-chave: Processo ensino-aprendizagem
Ensino remoto
Ciências contábeis
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ALVES, Amanda Rodrigues. Processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto: Uma análise da percepção de discentes do curso de ciências contábeis. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Ciências Contábeis) Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34742
Data de defesa: 31-Mar-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProcessoEnsinoAprendizagem.pdf599.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.