Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34739
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras
Autor: Ribeiro, Júlia Maria Gomes
Primer orientador: Oliveira, Renata Mendes de
Primer miembro de la banca: Dias, Érika Monteiro de Souza Alves
Segundo miembro de la banca: Silva, Marli Auxiliadora da
Resumen: Esta pesquisa objetivou verificar a percepção dos docentes do curso de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras em relação ao uso de plataformas, mídias e redes sociais como ferramentas de apoio no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foi aplicado questionário online, por meio do Google Forms, que levou a obtenção de 154 respostas de docentes de 31 instituições diferentes. Para análise, adotou-se da técnica de estatística descritiva. Os resultados mostram que a maioria dos docentes utilizam o Whatsapp e Youtube como mídias e redes sociais no processo de ensino-aprendizagem. Quanto as plataformas, a maioria dos respondentes começou a utilizar em decorrência da pandemia de COVID-19, com destaque para a adoção do Google Meet e Moodle. O uso de plataformas, mídias e redes sociais auxiliam no compartilhamento de materiais de aula, interatividade e rapidez no contato com os discentes. Todavia, há necessidade de maior preparo para a utilização de tais tecnologias, uma vez que alguns docentes relataram terem dificuldades e pontuam aspectos negativos, tais como problemas de acessibilidade por parte dos discentes.
Abstract: This research aimed to verify the perception of Accounting Science course professors from Brazilian federal universities regarding the use of platforms, media and social networks as support tools in the teaching-learning process. For this, an online questionnaire was applied, through Google Forms, which led to 154 answers from professors from 31 different institutions. For the analysis, the descriptive statistics technique was adopted. The results show that most teachers use WhatsApp and Youtube as social media and networks in the teaching-learning process. As for the platforms, most of the respondents started to use them as a result of the COVID-19 pandemic, with emphasis on the adoption of Google Meet and Moodle. The use of platforms, media, and social networks helps in the sharing of class materials, interactivity, and speed in contact with the students. However, there is a need for greater preparation for the use of such technologies, since some teachers reported having difficulties and point out negative aspects, such as accessibility problems by the students.
Palabras clave: Plataformas
Mídias e redes sociais
Ensino-aprendizagem
Docentes
Ciências Contábeis
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: RIBEIRO, Júlia Maria Gomes. Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34739
Fecha de defensa: 31-mar-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
UtilizaçãoPlataformasMídias.pdf453.09 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.