Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34739
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras |
Author: | Ribeiro, Júlia Maria Gomes |
First Advisor: | Oliveira, Renata Mendes de |
First member of the Committee: | Dias, Érika Monteiro de Souza Alves |
Second member of the Committee: | Silva, Marli Auxiliadora da |
Summary: | Esta pesquisa objetivou verificar a percepção dos docentes do curso de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras em relação ao uso de plataformas, mídias e redes sociais como ferramentas de apoio no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foi aplicado questionário online, por meio do Google Forms, que levou a obtenção de 154 respostas de docentes de 31 instituições diferentes. Para análise, adotou-se da técnica de estatística descritiva. Os resultados mostram que a maioria dos docentes utilizam o Whatsapp e Youtube como mídias e redes sociais no processo de ensino-aprendizagem. Quanto as plataformas, a maioria dos respondentes começou a utilizar em decorrência da pandemia de COVID-19, com destaque para a adoção do Google Meet e Moodle. O uso de plataformas, mídias e redes sociais auxiliam no compartilhamento de materiais de aula, interatividade e rapidez no contato com os discentes. Todavia, há necessidade de maior preparo para a utilização de tais tecnologias, uma vez que alguns docentes relataram terem dificuldades e pontuam aspectos negativos, tais como problemas de acessibilidade por parte dos discentes. |
Abstract: | This research aimed to verify the perception of Accounting Science course professors from Brazilian federal universities regarding the use of platforms, media and social networks as support tools in the teaching-learning process. For this, an online questionnaire was applied, through Google Forms, which led to 154 answers from professors from 31 different institutions. For the analysis, the descriptive statistics technique was adopted. The results show that most teachers use WhatsApp and Youtube as social media and networks in the teaching-learning process. As for the platforms, most of the respondents started to use them as a result of the COVID-19 pandemic, with emphasis on the adoption of Google Meet and Moodle. The use of platforms, media, and social networks helps in the sharing of class materials, interactivity, and speed in contact with the students. However, there is a need for greater preparation for the use of such technologies, since some teachers reported having difficulties and point out negative aspects, such as accessibility problems by the students. |
Keywords: | Plataformas Mídias e redes sociais Ensino-aprendizagem Docentes Ciências Contábeis |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | RIBEIRO, Júlia Maria Gomes. Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34739 |
Date of defense: | 31-Mar-2022 |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UtilizaçãoPlataformasMídias.pdf | 453.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.