Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34682
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Projeto e implementação de um carregador de bateria de alta tensão para veículos elétricos baseado no conversor Boost em meia ponte sem diodos de retificação |
Título(s) alternativo(s): | Design and implementation of a high-voltage battery charger for electric vehicles based on the Boost half-bridge bridgeless converter |
Autor(es): | Cunha, Vitor Andrade Gontijo da |
Primeiro orientador: | Lima, Gustavo Brito de |
Primeiro coorientador: | Freitas, Luiz Carlos Gomes de |
Primeiro membro da banca: | Pires, Lucas Pereira |
Segundo membro da banca: | Gomes, Luciano Coutinho |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo, propor um conversor CA-CC atuando como carregador de bateria para veículos híbridos ou elétricos baseado na topologia Boost em meia ponte sem diodos de retificação. Tal conversor apresenta como principais características o fato de não possuir ponte retificadora, ser de estágio único, possuir isolamento galvânico, permitir a regulação de fator de potência na entrada, promover a comutação por tensão zero para cada uma de suas chaves através da modulação por largura de pulsos assíncrona (A-PWM), além de possuir um número reduzido de semicondutores. Ademais, todo o estudo e análise acerca da estrutura de potência e do controle implementada, bem como os resultados experimentais preliminares que reforçam o que foi proposto na teoria, serão apresentados ao longo deste trabalho. |
Abstract: | The present work is to propose an AC-DC converter as a battery charger for hybrid or electric vehicles based on the Boost Half Bridge (BHB) topology. Such a converter has as its main characteristics Bridgeless, it is a single stage, it has galvanic isolation, it allows to correct the power factor at the input of the converter, to promote zero voltage switching for each of its switches through the asynchronous pulse width modulation (A-PWM), in addition to having a reduced number of semiconductors. Furthermore, the entire study and analysis of the implemented power and control structure, as well as the preliminary experimental results that reinforce what was proposed in the theory, will be presented throughout this work. |
Palavras-chave: | Carregador de Bateria Comutação por tensão zero Conversor Boost em Meia Ponte sem Diodo de Retificação, Controle por corrente média Pré-regulador de Fator de Potência Average Current Control Battery Charger Boost Half Bridge Converter Bridgeless Power Factor Correction Zero Voltage Switching |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
Assunto: | Engenharia elétrica Baterias elétricas Fator de potência Veículos movidos a combustíveis alternativos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
Referência: | CUNHA, Vitor Andrade Gontijo da. Projeto e implementação de um carregador de bateria de alta tensão para veículos elétricos baseado no conversor Boost em meia ponte sem diodos de retificação. 2021. 154 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5538 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5538 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34682 |
Data de defesa: | 7-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProjetoImplementaçãoCarregador.pdf | Dissertação | 4.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons