Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34682
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Projeto e implementação de um carregador de bateria de alta tensão para veículos elétricos baseado no conversor Boost em meia ponte sem diodos de retificação
Título(s) alternativo(s): Design and implementation of a high-voltage battery charger for electric vehicles based on the Boost half-bridge bridgeless converter
Autor(es): Cunha, Vitor Andrade Gontijo da
Primeiro orientador: Lima, Gustavo Brito de
Primeiro coorientador: Freitas, Luiz Carlos Gomes de
Primeiro membro da banca: Pires, Lucas Pereira
Segundo membro da banca: Gomes, Luciano Coutinho
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo, propor um conversor CA-CC atuando como carregador de bateria para veículos híbridos ou elétricos baseado na topologia Boost em meia ponte sem diodos de retificação. Tal conversor apresenta como principais características o fato de não possuir ponte retificadora, ser de estágio único, possuir isolamento galvânico, permitir a regulação de fator de potência na entrada, promover a comutação por tensão zero para cada uma de suas chaves através da modulação por largura de pulsos assíncrona (A-PWM), além de possuir um número reduzido de semicondutores. Ademais, todo o estudo e análise acerca da estrutura de potência e do controle implementada, bem como os resultados experimentais preliminares que reforçam o que foi proposto na teoria, serão apresentados ao longo deste trabalho.
Abstract: The present work is to propose an AC-DC converter as a battery charger for hybrid or electric vehicles based on the Boost Half Bridge (BHB) topology. Such a converter has as its main characteristics Bridgeless, it is a single stage, it has galvanic isolation, it allows to correct the power factor at the input of the converter, to promote zero voltage switching for each of its switches through the asynchronous pulse width modulation (A-PWM), in addition to having a reduced number of semiconductors. Furthermore, the entire study and analysis of the implemented power and control structure, as well as the preliminary experimental results that reinforce what was proposed in the theory, will be presented throughout this work.
Palavras-chave: Carregador de Bateria
Comutação por tensão zero
Conversor Boost em Meia Ponte sem Diodo de Retificação, Controle por corrente média
Pré-regulador de Fator de Potência
Average Current Control
Battery Charger
Boost Half Bridge Converter
Bridgeless
Power Factor Correction
Zero Voltage Switching
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Assunto: Engenharia elétrica
Baterias elétricas
Fator de potência
Veículos movidos a combustíveis alternativos
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Referência: CUNHA, Vitor Andrade Gontijo da. Projeto e implementação de um carregador de bateria de alta tensão para veículos elétricos baseado no conversor Boost em meia ponte sem diodos de retificação. 2021. 154 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5538
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5538
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34682
Data de defesa: 7-Mai-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProjetoImplementaçãoCarregador.pdfDissertação4.25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons