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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Projeto e implementação de um carregador de bateria de alta tensão para veículos elétricos baseado no conversor Boost em meia ponte sem diodos de retificação
Título (s) alternativo (s): Design and implementation of a high-voltage battery charger for electric vehicles based on the Boost half-bridge bridgeless converter
Autor: Cunha, Vitor Andrade Gontijo da
Primer orientador: Lima, Gustavo Brito de
Primer coorientador: Freitas, Luiz Carlos Gomes de
Primer miembro de la banca: Pires, Lucas Pereira
Segundo miembro de la banca: Gomes, Luciano Coutinho
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo, propor um conversor CA-CC atuando como carregador de bateria para veículos híbridos ou elétricos baseado na topologia Boost em meia ponte sem diodos de retificação. Tal conversor apresenta como principais características o fato de não possuir ponte retificadora, ser de estágio único, possuir isolamento galvânico, permitir a regulação de fator de potência na entrada, promover a comutação por tensão zero para cada uma de suas chaves através da modulação por largura de pulsos assíncrona (A-PWM), além de possuir um número reduzido de semicondutores. Ademais, todo o estudo e análise acerca da estrutura de potência e do controle implementada, bem como os resultados experimentais preliminares que reforçam o que foi proposto na teoria, serão apresentados ao longo deste trabalho.
Abstract: The present work is to propose an AC-DC converter as a battery charger for hybrid or electric vehicles based on the Boost Half Bridge (BHB) topology. Such a converter has as its main characteristics Bridgeless, it is a single stage, it has galvanic isolation, it allows to correct the power factor at the input of the converter, to promote zero voltage switching for each of its switches through the asynchronous pulse width modulation (A-PWM), in addition to having a reduced number of semiconductors. Furthermore, the entire study and analysis of the implemented power and control structure, as well as the preliminary experimental results that reinforce what was proposed in the theory, will be presented throughout this work.
Palabras clave: Carregador de Bateria
Comutação por tensão zero
Conversor Boost em Meia Ponte sem Diodo de Retificação, Controle por corrente média
Pré-regulador de Fator de Potência
Average Current Control
Battery Charger
Boost Half Bridge Converter
Bridgeless
Power Factor Correction
Zero Voltage Switching
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Tema: Engenharia elétrica
Baterias elétricas
Fator de potência
Veículos movidos a combustíveis alternativos
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Cita: CUNHA, Vitor Andrade Gontijo da. Projeto e implementação de um carregador de bateria de alta tensão para veículos elétricos baseado no conversor Boost em meia ponte sem diodos de retificação. 2021. 154 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5538
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5538
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34682
Fecha de defensa: 7-may-2021
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

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