Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34597
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O olhar e a prática do professor do ensino médio sobre a dislexia |
Alternate title (s): | The high school teacher's look and practice on dyslexia |
Author: | Moura, Alessandra do Carmo Arantes |
First Advisor: | Teixeira Júnior, José Gonçalves |
First coorientator: | Lima, Viviani Alves de |
First member of the Committee: | Epoglou, Alexandra |
Second member of the Committee: | Arantes, Alessandra Riposati |
Summary: | O objetivo desta pesquisa é verificar o olhar e a prática dos educadores sobre a inclusão escolar de alunos disléxicos no ambiente escolar e proporcionar reflexões sobre como efetivar o potencial deste aluno em sala de aula e também, suas atitudes em relação ao assunto abordado e como compreendem a dislexia. A pesquisa possui natureza qualitativa, a partir da busca de um estudo bibliográfico e dos instrumentos de coleta de dados, entrevista semiestruturada e questionários. Sob a perspectiva da análise do discurso, a pesquisa foi aplicada em uma escola pública do município de Uberlândia-MG, na qual foi realizado um curso de formação de professores, no período de fevereiro a dezembro de 2019, com o objetivo de analisar as reflexões e fazer interferências de práticas pedagógicas, de modo a minimizar as dificuldades que giram em torno dessa problemática. Nos encontros, durante a realização do curso, ocorreram reuniões com a equipe escolar, bem como foi feita a aplicação de questionários a um grupo de professores de Química, Física, Matemática e Biologia. Foram utilizados como coleta de dados os registros do diário de campo de cada encontro. Os resultados como adequação de material (atividades e avaliações) revelaram discrepância entre as convicções favoráveis à inclusão e as reais ações inclusivas dos educadores. Percebe-se também que a dislexia causa uma desvantagem pedagógica, insegurança e interfere na imagem do disléxico, que, por muitas vezes, se passa despercebido em sala de aula. Além disso, os diálogos relatados pelos participantes são os dados da pesquisa, e as reflexões que fazemos a partir deles são a nossa atribuição de significado, que representam a nossa compreensão acerca dos objetivos descritos inicialmente. Dessa forma, conclui-se que há necessidade de mudança de paradigmas educacionais e atitudinais para que a inclusão escolar do aluno disléxico seja realmente efetivada. Como produto dessa pesquisa, foi elaborado um canal no Instagram, que fornece recursos didáticos e legislações sobre o tema que podem auxiliar o professor de educação básica. |
Abstract: | The objective of this research is to verify the perspective and practice of educators on the school inclusion of dyslexic students in the school environment and to provide reflections on how to realize the potential of this student in the classroom and also, their attitudes towards the subject addressed and how they understand dyslexia. The research has a qualitative nature, based on the search for a bibliographic study and data collection instruments, semi-structured interviews, and questionnaires. From the perspective of discourse analysis, the research was applied in a public school in the city of Uberlândia-MG, where a teacher training course was held from February to December 2019, with the aim of analyzing the reflections. and interfering with pedagogical practices, to minimize the difficulties that revolve around this issue. During the meetings, during the course, there were meetings with the school team, as well as the application of questionnaires to a group of teachers of Chemistry, Physics, Mathematics and Biology. The field diary records of each meeting were used as data collection. The results such as material adequacy (activities and assessments) revealed a discrepancy between the beliefs in favor of inclusion and the actual inclusive actions of the educators. It is also noticed that dyslexia cause a pedagogical disadvantage, insecurity and interferes with the dyslexic image, which often goes unnoticed in the classroom. Furthermore, the dialogues reported by the participants are research data, and the reflections we make from them are our attribution of meaning, which represent our understanding of the objectives described initially. Thus, it is concluded that there is a need to change educational and attitudinal paradigms so that the school inclusion of dyslexic students is effective. As a product of this research, an Instagram channel was created, which provides didactic resources and legislation on the subject that can help basic education teachers. |
Keywords: | Dislexia no Ensino Médio Escola Inclusiva Ensino de Ciências e Matemática adaptação de recursos didáticos Dyslexia in High School Inclusive School Teaching of Science and Mathematics adaptation of teaching resources |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Subject: | Ciência - Estudo e ensino Dislexia Educação inclusiva Recursos Didáticos Multidisciplinares |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Quote: | MOURA, Alessandra do Carmo Arantes de. O olhar e a prática do professor do ensino médio sobre a dislexia. 2021. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/1014393/ufu.di.2021.604 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.604 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34597 |
Date of defense: | 22-Sep-2021 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OlharPráticaProfessor.pdf | Dissertação | 8.84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.