Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34595
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-3373-5612
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência
Título(s) alternativo(s): Clues from a preceptor teacher for the development of the practice of undergraduates in the initiation to teaching
Autor(es): Ramos, Daiana Aparecida
Primeiro orientador: Arantes, Alessandra Riposati
Primeiro membro da banca: Silva, Michela Tuchapesk
Segundo membro da banca: Auth, Milton Antonio
Resumo: Este estudo é fruto de uma pesquisa de mestrado profissional, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, que objetivou investigar, por meio de narrativas, reflexões sobre a prática docente da minha vivên-cia como Professora-preceptora ao receber os licenciandos residentes do curso de licenciatura em física da universidade federal de Uberlândia participantes do projeto Residência Pedagó-gica (RP). A Residência possibilita ações colaborativas entre docentes do ensino superior e da educação básica, inserindo o licenciando no campo de trabalho, estimulando a articulação en-tre teoria e prática nos cursos de licenciaturas. Como percurso metodológico, este estudo utili-zou a pesquisa narrativa, pois na análise narrativa de narrativas, o pesquisador desempenha o papel de constituir significados às experiências dos narradores mediante a busca de elementos unificadores e particulares, supondo que, mediante esse procedimento, estaria desvelando o modo autêntico da vida individual. Pode-se dizer que este trabalho foi apenas o início de uma longa viagem, com várias escalas que permitiu a abertura de uma cortina de um imenso palco que apresentará grandes espetáculos de interação entre professor residente, professor precep-tor, professor coordenador e comunidade escolar.
Abstract: This study is the result of a professional master's research, linked to the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the Federal University of Uberlândia, which aimed to investigate, through narratives, reflections on the teaching practice of my experience as Teach-er-Trainer when receiving the resident licentiate students of the degree course in physics at the federal university of Uberlândia participating in the pedagogical residency project (RP). The residency enables collaborative actions between higher education and basic education teach-ers, inserting the licentiate in the field of work, stimulating the articulation between theory and practice in undergraduate courses. As a methodological approach, this study used narra-tive research, as in the narrative analysis of narratives, the researcher plays the role of consti-tuting meanings to the narrators' experiences through the search for unifying and particular elements, assuming that, through this procedure, they would be unveiling the authentic way of individual life. It can be said that this work was just the beginning of a long journey, with several scales that allowed the opening of a curtain on an immense stage that will present great interaction shows between resident teacher, preceptor teacher, coordinating teacher and school community
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Residência Pedagógica
Narrativas
Supervised internship
Pedagogical Residence
Narratives
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Assunto: Ciência - Estudo e ensino
Física - Programas de estágio
Formação de Professores em Física
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: RAMOS, Daiana Aparecida. Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência. 2021. 80 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.74
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.74
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34595
Data de defesa: 13-Dez-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PistasProfessoraPreceptora.pdfDissertação13.43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.