Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34595
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorRamos, Daiana Aparecida-
dc.date.accessioned2022-04-06T18:52:49Z-
dc.date.available2022-04-06T18:52:49Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.citationRAMOS, Daiana Aparecida. Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência. 2021. 80 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.74pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34595-
dc.description.abstractThis study is the result of a professional master's research, linked to the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the Federal University of Uberlândia, which aimed to investigate, through narratives, reflections on the teaching practice of my experience as Teach-er-Trainer when receiving the resident licentiate students of the degree course in physics at the federal university of Uberlândia participating in the pedagogical residency project (RP). The residency enables collaborative actions between higher education and basic education teach-ers, inserting the licentiate in the field of work, stimulating the articulation between theory and practice in undergraduate courses. As a methodological approach, this study used narra-tive research, as in the narrative analysis of narratives, the researcher plays the role of consti-tuting meanings to the narrators' experiences through the search for unifying and particular elements, assuming that, through this procedure, they would be unveiling the authentic way of individual life. It can be said that this work was just the beginning of a long journey, with several scales that allowed the opening of a curtain on an immense stage that will present great interaction shows between resident teacher, preceptor teacher, coordinating teacher and school communitypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectPedagogical Residencept_BR
dc.subjectNarrativespt_BR
dc.titlePistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docênciapt_BR
dc.title.alternativeClues from a preceptor teacher for the development of the practice of undergraduates in the initiation to teachingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Arantes, Alessandra Riposati-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6742903299047989pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Michela Tuchapesk-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6879355275694046pt_BR
dc.contributor.referee2Auth, Milton Antonio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8703276139561729pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5532911921597083pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo é fruto de uma pesquisa de mestrado profissional, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, que objetivou investigar, por meio de narrativas, reflexões sobre a prática docente da minha vivên-cia como Professora-preceptora ao receber os licenciandos residentes do curso de licenciatura em física da universidade federal de Uberlândia participantes do projeto Residência Pedagó-gica (RP). A Residência possibilita ações colaborativas entre docentes do ensino superior e da educação básica, inserindo o licenciando no campo de trabalho, estimulando a articulação en-tre teoria e prática nos cursos de licenciaturas. Como percurso metodológico, este estudo utili-zou a pesquisa narrativa, pois na análise narrativa de narrativas, o pesquisador desempenha o papel de constituir significados às experiências dos narradores mediante a busca de elementos unificadores e particulares, supondo que, mediante esse procedimento, estaria desvelando o modo autêntico da vida individual. Pode-se dizer que este trabalho foi apenas o início de uma longa viagem, com várias escalas que permitiu a abertura de uma cortina de um imenso palco que apresentará grandes espetáculos de interação entre professor residente, professor precep-tor, professor coordenador e comunidade escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration80pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.74pt_BR
dc.orcid.putcode111080395-
dc.crossref.doibatchideb19df5b-7029-48bd-a53b-06022b145932-
dc.subject.autorizadoCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoFísica - Programas de estágiopt_BR
dc.subject.autorizadoFormação de Professores em Físicapt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PistasProfessoraPreceptora.pdfDissertação13.43 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.