Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34591
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1658-9561
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: O GeoGebra Classroom e o estudo de funções: contribuições para o desenvolvimento do pensamento algébrico
Alternate title (s): The GeoGebra Classroom and the study of functions: contributions to the development of algebraic thinking
Author: Santos, Anderson de Souza
First Advisor: Souza, Leandro de Oliveira
First member of the Committee: Matos, Fabiana Fiorezi de Marco
Second member of the Committee: Alves, Alex Andrade
Summary: Nesta dissertação relata-se os resultados de um estudo sobre as potencialidades do ambiente virtual GeoGebra Classroom para aprendizagem do conceito de função e para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Nesse estudo considerou-se os conhecimentos prévios de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental acerca do tema em questão, tanto sobre o conceito de função como das principais funcionalidades do software GeoGebra. As ações concernentes a essa pesquisa foram formuladas com a intenção de responder a seguinte pergunta norteadora: como o software de geometria dinâmica GeoGebra pode favorecer o aprendizado do conceito de função e o desenvolvimento do pensamento algébrico? Para isso adotou-se uma abordagem pedagógica com situações problemas elaboradas a partir dos recursos multimídia da sua versão Classroom. A investigação foi conduzida de acordo com três vertentes: (a) uso do ambiente virtual GeoGebra Classroom; (b) apropriação de orientações curriculares específicas para aprendizagem do conceito de função, conforme proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e (c) a contextualização das situações problemas a partir da realidade dos próprios alunos. Duas propostas didáticas foram produzidas e problematizadas a partir de diferentes temáticas: o consumo consciente de água e o tratamento de resíduos sólidos. Essas propostas didáticas integram o produto educacional elaborado como parte do trabalho de pesquisa, cujo título “Aplicações do GeoGebra Classroom no ensino e aprendizagem do conceito de função”, reflete a nossa intencionalidade de orientar a elaboração de propostas didáticas a partir dessa plataforma. A pesquisa foi realizada de forma totalmente remota, com onze alunos de uma escola particular do município de Monte Alegre de Minas. Foi adotado na investigação os mesmos recursos de ensino utilizados pela instituição coparticipante em que se deu a pesquisa, as plataformas Meet e Classroom, pertencentes, respectivamente, ao Google e ao GeoGebra online. Com base no conceito de função e no uso do software GeoGebra, a análise qualitativa dos dados produzidos para esta pesquisa nos forneceu indicativos sobre possíveis caminhos pedagógicos à serem adequados às orientações curriculares propostas pela BNCC. Discute-se as potencialidades do GeoGebra para aprendizagem contextualizada do conceito de função e para o desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos, a partir do 9º ano do Ensino Fundamental.
Abstract: This dissertation reports results of a study on the potential of the GeoGebra Classroom virtual environment for learning the concept of function and for the development of algebraic thinking. In this study, the prior knowledge of students (14-15 years old) of elementary school about the topic in question was considered, both about the concept of function and about the main functionalities of the GeoGebra software. The actions concerning this research were formulated with the intention of answering the following guiding question: how could the GeoGebra dynamic geometry software favor the learning of the function concepts as develop of algebraic thinking? For that, a pedagogical approach was adopted using problem situations elaborated from the multimedia resources of Classroom version. The investigation was lead according to three aspects: (a) use of the GeoGebra Classroom virtual environment; (b) appropriation of specific curriculum guidelines for learning the concept of function, as proposed by the National Common Curriculum Base (BNCC); and (c) the contextualization of problem situations from the reality of the students themselves. Two didactic proposals were built and analyzed based on different themes: the conscientious consumption of water and the treatment of solid waste. These didactic proposals are part of the educational product developed as part of the research work, whose title “Applications of GeoGebra Classroom in teaching and learning the concept of functions.” reflects our intention to guide the preparation of didactic proposals from this platform. The research was carried out completely remotely, with eleven students from a private school in the municipality of Monte Alegre de Minas. The same teaching resources used by the co-participating institution where the research took place were adopted in the investigation, the Meet and Classroom platforms, belonging, respectively, to Google and GeoGebra online. Based on the concept of function and the use of GeoGebra software, the qualitative analysis of the data built for this research provided us with indications about possible pedagogical approaches to be adapted to the curricular guidelines proposed by the BNCC. The potential of GeoGebra for contextualized learning of the concept of function and for the development of algebraic thinking by students from the 9th grade of elementary school is discussed.
Keywords: Conceito de funções
Functions concept
GeoGebra Classroom
GeoGebra Classroom
BNCC
BNCC
Pensamento algébrico
Algebraic thinking
Situações problemas
Problem situations
Educação Matemática crítica
Critical Mathematics Education
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Subject: Ciência - Estudo e ensino
Álgebra - Problemas, exercícios, etc
Funções (matemática)
Matemática - Estudo, ensino, etc
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Quote: SANTOS, Anderson de Souza. O GeoGebra Classroom e o estudo de funções: contribuições para o desenvolvimento do pensamento algébrico. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.620.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.620
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34591
Date of defense: 10-Dec-2021
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GeogebraClassroomEstudo.pdfDissertação5.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons