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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-0771-7111
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Ensino de Ética na Contabilidade: análise das ementas dos cursos de graduação da região sudeste
Título (s) alternativo (s): Ensino de Ética na Contabilidade: análise das ementas dos cursos de graduação da região sudeste
Autor: Alves, Nayara Cristine
Primer orientador: Nganga, Camilla Soueneta Nascimento
Primer miembro de la banca: Blind, Review
Segundo miembro de la banca: Blind, Review
Resumen: A contabilidade é uma fonte importante de informações, sendo necessário que essas sejam elaboradas seguindo o código de ética para garantir a segurança econômica dos usuários internos e externos no processo de tomada de decisão. Nesse contexto, o estudo objetivou identificar e analisar o nível de aderência dos conteúdos de Ética nas ementas das disciplinas dos cursos de Ciências Contábeis das Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) da região do sudeste do Brasil, à luz da Proposta Nacional apresentada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC)/Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva, qualitativa e documental. A análise das ementas dos 20 cursos com documentos disponíveis permitiu verificar que 95% das disciplinas seguem todos os aspectos indicados na proposta nacional. Em relação à carga horária, identificou-se que 45% das disciplinas são ofertadas em 60 horas ou mais e, considerando o tipo da disciplina, identificou-se que 90% das disciplinas são obrigatórias. Tal cenário pode indicar que os cursos de Graduação em Ciências Contábeis analisados, ao se considerar a proposta nacional de conteúdo, estão promovendo uma adequada formação no que se diz respeito aos conhecimentos de Ética na profissão contábil.
Abstract: Accounting is an important source of information, and it is necessary that these are prepared following the code of ethics to ensure the economic security of internal and external users in the decision-making process. In this context, the study aimed to identify and analyze the level of adherence of the Ethics content in the syllabus of the Accounting undergraduate courses of Public Institutions of Higher Education (IES) in the southeastern region of Brazil, in the light of the National Proposal presented by the Brazilian Federal Council of Accounting (CFC)/Brazilian Accounting Foundation (FBC). For this purpose, the research as classified as descriptive, qualitative and documentary. The analysis of the 20 courses with available documents made it possible to verify that 95% of the subjects follow all the aspects indicated in the national proposal. Regarding the workload, it was identified that 45% of the disciplines are offered in 60 hours or more and, considering the type of discipline, it was identified that 90% of the disciplines are mandatory. The scenario presented may indicate that the Undergraduate Accounting courses analyzed, when considering the national content proposal, are promoting adequate training in terms of knowledge of ethics in the accounting profession.
Palabras clave: Contabilidade
Accounting
Ensino de ética
Teaching of ethics
Ementas da disciplina
Syllabus
Proposta nacional
National proposal
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ALVES, Nayara Cristine. Ensino de Ética na Contabilidade: análise das ementas dos cursos de graduação da região sudeste. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34433
Fecha de defensa: 29-mar-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis

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