Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34433
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorAlves, Nayara Cristine-
dc.date.accessioned2022-03-30T18:55:19Z-
dc.date.available2022-03-30T18:55:19Z-
dc.date.issued2022-03-29-
dc.identifier.citationALVES, Nayara Cristine. Ensino de Ética na Contabilidade: análise das ementas dos cursos de graduação da região sudeste. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34433-
dc.description.abstractAccounting is an important source of information, and it is necessary that these are prepared following the code of ethics to ensure the economic security of internal and external users in the decision-making process. In this context, the study aimed to identify and analyze the level of adherence of the Ethics content in the syllabus of the Accounting undergraduate courses of Public Institutions of Higher Education (IES) in the southeastern region of Brazil, in the light of the National Proposal presented by the Brazilian Federal Council of Accounting (CFC)/Brazilian Accounting Foundation (FBC). For this purpose, the research as classified as descriptive, qualitative and documentary. The analysis of the 20 courses with available documents made it possible to verify that 95% of the subjects follow all the aspects indicated in the national proposal. Regarding the workload, it was identified that 45% of the disciplines are offered in 60 hours or more and, considering the type of discipline, it was identified that 90% of the disciplines are mandatory. The scenario presented may indicate that the Undergraduate Accounting courses analyzed, when considering the national content proposal, are promoting adequate training in terms of knowledge of ethics in the accounting profession.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectAccountingpt_BR
dc.subjectEnsino de éticapt_BR
dc.subjectTeaching of ethicspt_BR
dc.subjectEmentas da disciplinapt_BR
dc.subjectSyllabuspt_BR
dc.subjectProposta nacionalpt_BR
dc.subjectNational proposalpt_BR
dc.titleEnsino de Ética na Contabilidade: análise das ementas dos cursos de graduação da região sudestept_BR
dc.title.alternativeEnsino de Ética na Contabilidade: análise das ementas dos cursos de graduação da região sudestept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nganga, Camilla Soueneta Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6986003080954938pt_BR
dc.contributor.referee1Blind, Review-
dc.contributor.referee1LattesBlind Reviewpt_BR
dc.contributor.referee2Blind, Review-
dc.contributor.referee2LattesBlind Reviewpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA contabilidade é uma fonte importante de informações, sendo necessário que essas sejam elaboradas seguindo o código de ética para garantir a segurança econômica dos usuários internos e externos no processo de tomada de decisão. Nesse contexto, o estudo objetivou identificar e analisar o nível de aderência dos conteúdos de Ética nas ementas das disciplinas dos cursos de Ciências Contábeis das Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) da região do sudeste do Brasil, à luz da Proposta Nacional apresentada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC)/Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva, qualitativa e documental. A análise das ementas dos 20 cursos com documentos disponíveis permitiu verificar que 95% das disciplinas seguem todos os aspectos indicados na proposta nacional. Em relação à carga horária, identificou-se que 45% das disciplinas são ofertadas em 60 horas ou mais e, considerando o tipo da disciplina, identificou-se que 90% das disciplinas são obrigatórias. Tal cenário pode indicar que os cursos de Graduação em Ciências Contábeis analisados, ao se considerar a proposta nacional de conteúdo, estão promovendo uma adequada formação no que se diz respeito aos conhecimentos de Ética na profissão contábil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration17pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.orcid.putcode110722361-
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnsinoÉticaContabilidade.pdfTCC640.92 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.