Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34433
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Alves, Nayara Cristine | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-30T18:55:19Z | - |
dc.date.available | 2022-03-30T18:55:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Nayara Cristine. Ensino de Ética na Contabilidade: análise das ementas dos cursos de graduação da região sudeste. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34433 | - |
dc.description.abstract | Accounting is an important source of information, and it is necessary that these are prepared following the code of ethics to ensure the economic security of internal and external users in the decision-making process. In this context, the study aimed to identify and analyze the level of adherence of the Ethics content in the syllabus of the Accounting undergraduate courses of Public Institutions of Higher Education (IES) in the southeastern region of Brazil, in the light of the National Proposal presented by the Brazilian Federal Council of Accounting (CFC)/Brazilian Accounting Foundation (FBC). For this purpose, the research as classified as descriptive, qualitative and documentary. The analysis of the 20 courses with available documents made it possible to verify that 95% of the subjects follow all the aspects indicated in the national proposal. Regarding the workload, it was identified that 45% of the disciplines are offered in 60 hours or more and, considering the type of discipline, it was identified that 90% of the disciplines are mandatory. The scenario presented may indicate that the Undergraduate Accounting courses analyzed, when considering the national content proposal, are promoting adequate training in terms of knowledge of ethics in the accounting profession. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Contabilidade | pt_BR |
dc.subject | Accounting | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ética | pt_BR |
dc.subject | Teaching of ethics | pt_BR |
dc.subject | Ementas da disciplina | pt_BR |
dc.subject | Syllabus | pt_BR |
dc.subject | Proposta nacional | pt_BR |
dc.subject | National proposal | pt_BR |
dc.title | Ensino de Ética na Contabilidade: análise das ementas dos cursos de graduação da região sudeste | pt_BR |
dc.title.alternative | Ensino de Ética na Contabilidade: análise das ementas dos cursos de graduação da região sudeste | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nganga, Camilla Soueneta Nascimento | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6986003080954938 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Blind, Review | - |
dc.contributor.referee1Lattes | Blind Review | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Blind, Review | - |
dc.contributor.referee2Lattes | Blind Review | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A contabilidade é uma fonte importante de informações, sendo necessário que essas sejam elaboradas seguindo o código de ética para garantir a segurança econômica dos usuários internos e externos no processo de tomada de decisão. Nesse contexto, o estudo objetivou identificar e analisar o nível de aderência dos conteúdos de Ética nas ementas das disciplinas dos cursos de Ciências Contábeis das Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) da região do sudeste do Brasil, à luz da Proposta Nacional apresentada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC)/Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva, qualitativa e documental. A análise das ementas dos 20 cursos com documentos disponíveis permitiu verificar que 95% das disciplinas seguem todos os aspectos indicados na proposta nacional. Em relação à carga horária, identificou-se que 45% das disciplinas são ofertadas em 60 horas ou mais e, considerando o tipo da disciplina, identificou-se que 90% das disciplinas são obrigatórias. Tal cenário pode indicar que os cursos de Graduação em Ciências Contábeis analisados, ao se considerar a proposta nacional de conteúdo, estão promovendo uma adequada formação no que se diz respeito aos conhecimentos de Ética na profissão contábil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.sizeorduration | 17 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 110722361 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EnsinoÉticaContabilidade.pdf | TCC | 640.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.