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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5009-8649
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Pelos jardins de Lygia Fagundes Telles
Título(s) alternativo(s): Through the gardens of Lygia Fagundes Telles
Autor(es): Tonetto, Amanda Letícia Falcão
Primeiro orientador: Gama-Khalil, Marisa Martins
Primeiro membro da banca: Soares, Leonardo Francisco
Segundo membro da banca: Silva, Ana Paula
Resumo: A presente dissertação tem como proposta a análise da imagem pregnante do jardim na obra da escritora brasileira Lygia Fagundes Telles. Walnice Nogueira Galvão, no posfácio do livro Os contos (2018), postula o conceito de imagem pregnante para tratar dos elementos que concentram o sentido das narrativas da escritora paulista. Compreendemos que nos contos selecionados para análise, a espacialidade do jardim funciona como uma imagem pregnante, sendo responsável não apenas por desvelar os sentidos, mas também pela irrupção do insólito, tornando-se decisiva para a construção literária de Lygia Fagundes Telles. Partimos de estudos a respeito da história dos jardins, desde os primórdios da humanidade, para então desenvolver um levantamento de todos os contos da escritora em que esse espaço se faz presente. No segundo capítulo, analisamos minuciosamente quatro contos em que o jardim é a espacialidade heterotópica que possibilita a construção do fantástico, sendo eles “Que se chama solidão”, “A mão no ombro”, “Lua crescente em Amsterdã” e “Anão de jardim”. Para tanto, embasamo-nos nas teorias de Remo Ceserani (2006), Lenira Marques Covizzi (1978), Filipe Furtado (1980), Michel Foucault (2001), Gilles Deleuze e Félix Guattari (1995), Cássio Hissa (2002), Marisa Martins Gama-Khalil (2012, 2013, 2017, 2018), Esdras Arraes (2019, 2020), Sandra Carvalho (2016), Patrícia Paiva (2004), Santiago Beruete (2016), Vera Tietzmann Silva (1984, 2009), Nilton Resende (2007, 2016, 2019) e Fábio Lucas (1990). Por meio desses teóricos, entendemos como Telles constrói seus jardins, de modo a fazer deles um espaço que, por meio do insólito, retrata o nosso mundo prosaico e as condições a que estamos sujeitos enquanto seres humanos.
Abstract: The present dissertation proposes to analyze the Pregnant Image of the Garden in the works of Brazilian author Lygia Fagundes Telles. In the afterword of Os Contos (2018), Walnice Nogueira Galvão postulates the concept of a Pregnant Image as an approach to the narrative elements and their meanings in the Brazilian writer’s prose. According to our analysis of the selected short stories, the setting of the Garden acts as a Pregnant Image, as it is responsible for unveiling meanings and causing uncanny outbreaks, being a decisive element of Lygia Fagundes Telles’ literary composition. The initial framework of our studies were the History of gardens, since the beginning of humankind, and a survey of all the author’s stories in which this setting is present. In the second chapter, we thoroughly analyzed the following four short stories in which the Garden functions as a Heterotopic place that establishes the Fantastic: “Que se chama solidão”, “A mão no ombro”, “Lua crescente em Amsterdã” and “Anão de jardim”. Our analysis is based on the theories proposed by Remo Ceserani (2006), Lenira Marques Covizzi (1978), Filipe Furtado (1980), Michel Foucault (2001), Gilles Deleuze & Félix Guattari (1995), Cássio Hissa (2002), Marisa Martins Gama-Khalil (2012, 2013, 2017, 2018), Esdras Arraes (2019, 2020), Sandra Carvalho (2016), Patrícia Paiva (2004), Santiago Beruete (2016), Vera Tietzmann Silva (1984, 2009), Nilton Resende (2007, 2016, 2019) and Fábio Lucas (1990). Based on these scholars’ works, we comprehend how Telles builds her gardens as an Uncanny space to portray our prosaic world and our conditions as human beings.
Palavras-chave: Jardim
Garden
Insólito
Uncanny
Imagem pregnante
Pregnant Image
Lygia Fagundes Telles
Lygia Fagundes Telles
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Literatura
Estudos línguísticos e literários
Contos brasileiros
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Referência: TONETTO, Amanda Letícia Falcão. Pelos jardins de Lygia Fagundes Telles. 2022. 131 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.100.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.100
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34352
Data de defesa: 18-Fev-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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