Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34331
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-9675-1268
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Fecha de embargo: 2022-03-14
Título: Análise de perfil dos consumidores de sorvetes e picolés
Título (s) alternativo (s): Profile analysis of consumers of ice cream and popsicles
Autor: Alves, Arthur Mauricio Souza
Primer orientador: Ruy, Marcelo
Primer miembro de la banca: De Paula, Veronica Angelica Freitas
Segundo miembro de la banca: Lopes, José Eduardo Ferreira
Resumen: Com o crescimento no comércio de produtos alimentícios de sorvetes e picolés, é comum depararmos com a comercialização dos mesmos em locais distintos e com uma vasta diversidade de opções de sabores, tamanho e estilos. Desta forma foi desenvolvido este trabalho com o intuito de analisar os fatores que influenciam o consumidor na escolha destes produtos. Para elaboração, foi aplicado um questionário online a 141 pessoas, a fim de apurar o conhecimento por parte do consumidor destes respectivos produtos, obter-se informações de consumo e gastos com estes produtos, verificar fatores que influenciam o comportamento do consumidor e buscar compreender o perfil dos mesmos. No final, obteve-se um resultado demográfico, uma análise gráfica e a aplicação de uma análise fatorial com o intuito de avaliar os fatores que influenciam na compra/consumo de sorvetes e picolés, baseando-se nos fatores psicológicos, pessoais, sociais e culturais. Os resultados finais mostram que 98,6% souberam diferenciar açaí, sorvetes, picolés e laranjinhas; 46,1% preferiam consumo de sorvetes e 44,7% açaí, e 69,5% consomem menos de 2 litros semanalmente. Em relação ao consumo há influência principalmente de fatores sociais, resultado este obtido através da análise fatorial.
Abstract: With the growth in the trade of food products such as ice cream and popsicles, it is common to find them being sold in different places and with a wide variety of options in flavors, sizes and styles. In this way, this work was developed in order to analyze the factors that influence the consumer in the choice of these products. For the elaboration, an online questionnaire was applied to 141 people, in order to ascertain the consumer's knowledge of these respective products, obtain information on consumption and expenses with these products, verify factors that influence consumer behavior and seek to understand the profile of them. In the end, a demographic result was obtained, a graphic analysis and the application of a factor analysis in order to evaluate the factors that influence the purchase/consumption of ice cream and popsicles, based on psychological, personal, social and cultural factors. . The results show that 98.6% were able to differentiate between açaí, ice cream, popsicles and oranges; 46.1% preferred consumption of ice cream and 44.7% açaí, and 69.5% consumed less than 2 liters per week. In relation to consumption, there is influence mainly from social factors, a result obtained through factor analysis.
Palabras clave: Comportamento do consumidor
Consumer Behavior
Perfil consumidor
Consumer Profile
Sorvete
Ice Cream
Picolé
Popsicle
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA::ANALISE DE DADOS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA::ANALISE MULTIVARIADA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ALVES, Arthur Mauricio Souza. Análise de perfil dos consumidores de sorvetes e picolés. 2022. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34331
Fecha de defensa: 14-mar-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Gestão da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnálisePerfilConsumidores.pdfTCC1.11 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons