Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34281
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2167-1028
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Figurações do Diabo na Divina Comédia, de Dante Alighieri e de Satã em Paraíso Perdido, de John Milton
Título (s) alternativo (s): Figurations of the Devil in Dante Alighieri's Divine Comedy and of Satan in John Milton's Paradise Lost
Autor: Malerba, Letícia Simões
Primer orientador: Noronha, Gilberto Cezar de
Primer coorientador: Felipe, Cleber Vinícius do Amaral
Primer miembro de la banca: Luz, Guilherme Amaral
Segundo miembro de la banca: Fiorussi, Lavinia Silvares
Resumen: Pretende-se analisar as figurações do Diabo na Divina Comédia, de Dante Alighieri, e em Paraíso Perdido, de John Milton. Os poemas serão analisados levando-se em conta a longa duração da Instituição Retórica, com especial atenção à técnica poética da écfrase, presente no Inferno dantesco e ao longo da referida obra miltoniana. Para isso, o trabalho propõe comparações entre as obras a partir do estudo da écfrase da figuração demoníaca e do mapeamento de lugares-comuns empregados nas descrições ecfrásicas do Diabo e do Inferno a fim de valorizar os códigos retóricos e poéticos mobilizados por cada poeta, bem como o topos do ut pictura poesis horaciano, considerando a verossimilhança e o decoro que convém a cada gênero. Nesse sentido, pretende-se trabalhar as possíveis relações entre a historicidade das figurações diabólicas e a forma como as representações imagéticas das mesmas compõem o imaginário de cada período.
Abstract: It is intended to analyze the figurations of the Devil in Dante Alighieri’s Divine Comedy and John Milton’s Paradise Lost. The poems will be analyzed taking into account the long duration of the Rhetorical Institution, with special attention to the poetic technique of the ekphrasis, present in Dante’s Hell and throughout the mentioned Miltonian work. To that, the work proposes comparisons between the works from the study of the demonic figuration’s ekphrasis and the mapping of common places employed in the ecfrasic descriptions of the Devil and Hell in order to value the rhetoric and poetic codes mobilized by each poet, as well as the topos from the horacian ut pictura poesis, considering the verisimilitude and decorum which it is convenient on each gender. In this sense, it is intended to work the possible relations between the diabolical historicity of the figurations and the way how the imagery representations of them compose the imaginary of each period.
Palabras clave: Divina Comédia
Divine Comedy
Paraíso Perdido
Paradise Lost
Instituição Retórica
Rhetorical Institution
Écfrase
Ekphrasis
Figuração
Figuration
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Tema: História
Arte e literatura - História
Retórica - História
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Cita: MALERBA. Letícia Simões. Figurações do Diabo na Divina Comédia, de Dante Alighieri e de Satã em Paraíso Perdido, de John Milton. 2022. 141 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.131
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.131
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34281
Fecha de defensa: 18-feb-2022
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
FiguraçõesDiaboDivina.pdfDissertação4.1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons