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dc.creatorAlves, Ana Carolina Franco-
dc.date.accessioned2022-03-14T17:39:10Z-
dc.date.available2022-03-14T17:39:10Z-
dc.date.issued2021-12-22-
dc.identifier.citationALVES, Ana Carolina Franco. O desenvolvimento humano na Pedagogia Waldorf: conhecendo o primeiro setênio. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34253-
dc.description.abstractThe human development of children from zero to seven years old, from the perspective of Waldorf Pedagogy, by Rudolf Steiner, is the topic investigated in this course conclusion work. The objective was to understand how the development of the first seven years takes place, exposing its characteristics and how Waldorf schools handle this issue. Research on the subject is essential to understand how the development of children in early childhood is important for the formation of human beings and how it influences their entire existence. The first seven years are decisive for the construction of the human being's identity, considering all its dimensions (physical, mental, moral, spiritual) and constituting, then, as the basis of human education. . The research, of a theoretical nature, was founded by the founder of this Pedagogy, Steiner (2005, 2013), and also by authors such as Lanz (1997, 2005) and Gimael and Aguiar (2013). For this, a brief biography of Steiner was presented, the general foundations of Anthroposophy, a description of Waldorf Pedagogy, and his theory about the seven years. Finally, this work deepened the study in the first seven years, characterizing it, as well as its contribution to the pedagogical work at school and in the training of educators (gardeners). It was concluded that Waldorf Pedagogy and its conception of human development can be a path that leads to a liberating education and individual and social transformation.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia Waldorfpt_BR
dc.subjectPrimeiro setêniopt_BR
dc.subjectRudolf Steinerpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.titleO desenvolvimento humano na Pedagogia Waldorf: conhecendo o primeiro setêniopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=7E7A743694EA8DE0B78CAB989B55BA00.buscatextual_6pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Lúcia Helena Moreira de Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0855923237846079pt_BR
dc.contributor.referee2Marcelino, Mical de Melo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=W2374186pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento humano da criança de zero a sete anos, na perspectiva da Pedagogia Waldorf, de Rudolf Steiner, é o tema investigado neste trabalho de conclusão de curso. Nesse sentido, objetivou-se compreender como se dá o desenvolvimento do primeiro setênio, expondo suas características e de que forma as escolas Waldorf trabalham com essa questão. A investigação sobre o tema é essencial para compreender como o desenvolvimento da criança na primeira infância é importante para a formação do ser humano e como este influencia toda sua existência. O primeiro setênio, composto pelos primeiros sete anos de vida da criança, é decisivo para a construção da identidade do ser humano, considerando todas suas dimensões (física, mental, moral, espiritual) e se constituindo, então, como a base da educação humana. A pesquisa, de cunho teórico, fundamentou-se pelo próprio fundador dessa Pedagogia, Steiner (2005, 2013), e também de autores como Lanz (1997, 2005) e Gimael e Aguiar (2013). Para isso, foi apresentada uma breve biografia de Steiner, os fundamentos gerais da Antroposofia, uma descrição da Pedagogia Waldorf e sua teoria sobre os setênios. Por fim, aprofundou-se no estudo no primeiro setênio, caracterizando-o, assim como sua contribuição para o trabalho pedagógico na escola e na formação das educadoras (jardineiras). Concluiu-se que a Pedagogia Waldorf e sua concepção de desenvolvimento humano pode ser um caminho que leva a uma educação libertadora e de transformação individual e social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.embargo2022-03-10-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

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