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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8648-3581
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O negro na missa: tramas interculturais no álbum Missa dos quilombos de Milton Nascimento
Título(s) alternativo(s): The black at mass: intercultural plots in the album Missa dos quilombos by Milton Nascimento
Autor(es): Braga, Pedro Paulo de Freitas
Primeiro orientador: Nascimento, Hermilson Garcia do
Primeiro membro da banca: Gohn, Daniel Marcondes
Segundo membro da banca: Gonçalves, Lilia Neves
Resumo: Essa dissertação trata fundamentalmente do álbum Missa dos Quilombos de Milton Nascimento (1982). Nossa abordagem procura estabelecer um diálogo interdisciplinar entre os estudos culturais e a musicologia, tratando a música em suas características musicais e extramusicais. Aqui, a música popular negra revela seu valor central. Ela sugere a preservação de padrões culturais difusos da memória, que são resgatados e historicamente (re)significados no cotidiano do negro brasileiro. As práticas da cultura afro-brasileira, que mesmo tendo seu lugar negado e sendo perseguidas dos séculos de escravidão até os dias de hoje, vem através da Teologia da Libertação ocupar (de maneira temporária, mas efetiva) seu espaço no interior da Igreja. Na Missa dos Quilombos um sistema de regras se configura na escuta musical, e essa dimensão lhe confere um caráter simbólico, retomando a ligação com a cultura e o passado do negro. Durante o trabalho, vimos o quanto a Missa dos Quilombos é complexa. O conjunto de elementos que a compõem são universos inesgotáveis de trocas culturais, ou de saberes sobre a história brasileira. Eles nos ajudam a conhecer, pensar e questionar o passado e o presente, bem como os métodos utilizados para desvendá-lo. Essa perspectiva nos permitiu travar um diálogo com práticas e representações que evidenciam a participação dos sujeitos sociais envolvidos no álbum.
Abstract: This dissertation is mainly about the album Missa dos Quilombos (1982) by Milton Nascimento. Our approach seeks to establish an interdisciplinary dialogue between the cultural studies and musicology, dealing with music in its musical and extra-musical characteristics. In this study, the black popular music reveals its central value. It suggests the preservation of diffuse cultural patterns of memory, which are rescued and historically reinterpreted in the black Brazilian daily life. The practices of african-Brazilian culture, which was denied and chased from the slavery days until nowadays, occupied through Theology of Liberation (on a temporary basis, but effective) their space within Church. In Missa dos Quilombos, a system of rules is set while listening to the music, whose symbolic dimension gives a symbolic character, reconnecting with the culture and past of the black people. During this work, we noticed how Missa dos Quilombos is complex. The set of elements that it’s composed is a endless universe of cultural exchange, or Brazilian history knowledge. They help us to know, think and question the past and present, as well as the methods used to solve it. This perspective allowed us to have a dialogue with practices and representations that show the participation of social actors involved in the album.
Palavras-chave: Missa dos Quilombos
Teologia da Libertação
Cultura afro-brasileira
MPB
Artes
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Assunto: Artes
Música
Teologia da libertação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Música
Referência: BRAGA, Pedro Paulo de Freitas. O negro na missa: tramas inter-culturais no álbum Missa dos quilombos de Milton Nascimento. 134 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.537
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.537
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34148
Data de defesa: 28-Mar-2014
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