Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34148
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBraga, Pedro Paulo de Freitas-
dc.date.accessioned2022-02-22T14:08:28Z-
dc.date.available2022-02-22T14:08:28Z-
dc.date.issued2014-03-28-
dc.identifier.citationBRAGA, Pedro Paulo de Freitas. O negro na missa: tramas inter-culturais no álbum Missa dos quilombos de Milton Nascimento. 134 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.537pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34148-
dc.description.abstractThis dissertation is mainly about the album Missa dos Quilombos (1982) by Milton Nascimento. Our approach seeks to establish an interdisciplinary dialogue between the cultural studies and musicology, dealing with music in its musical and extra-musical characteristics. In this study, the black popular music reveals its central value. It suggests the preservation of diffuse cultural patterns of memory, which are rescued and historically reinterpreted in the black Brazilian daily life. The practices of african-Brazilian culture, which was denied and chased from the slavery days until nowadays, occupied through Theology of Liberation (on a temporary basis, but effective) their space within Church. In Missa dos Quilombos, a system of rules is set while listening to the music, whose symbolic dimension gives a symbolic character, reconnecting with the culture and past of the black people. During this work, we noticed how Missa dos Quilombos is complex. The set of elements that it’s composed is a endless universe of cultural exchange, or Brazilian history knowledge. They help us to know, think and question the past and present, as well as the methods used to solve it. This perspective allowed us to have a dialogue with practices and representations that show the participation of social actors involved in the album.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMissa dos Quilombospt_BR
dc.subjectTeologia da Libertaçãopt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectMPBpt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.titleO negro na missa: tramas interculturais no álbum Missa dos quilombos de Milton Nascimentopt_BR
dc.title.alternativeThe black at mass: intercultural plots in the album Missa dos quilombos by Milton Nascimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Hermilson Garcia do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2662297746963814pt_BR
dc.contributor.referee1Gohn, Daniel Marcondes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1332810341001276pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Lilia Neves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2899680917014460pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5382220065394524pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação trata fundamentalmente do álbum Missa dos Quilombos de Milton Nascimento (1982). Nossa abordagem procura estabelecer um diálogo interdisciplinar entre os estudos culturais e a musicologia, tratando a música em suas características musicais e extramusicais. Aqui, a música popular negra revela seu valor central. Ela sugere a preservação de padrões culturais difusos da memória, que são resgatados e historicamente (re)significados no cotidiano do negro brasileiro. As práticas da cultura afro-brasileira, que mesmo tendo seu lugar negado e sendo perseguidas dos séculos de escravidão até os dias de hoje, vem através da Teologia da Libertação ocupar (de maneira temporária, mas efetiva) seu espaço no interior da Igreja. Na Missa dos Quilombos um sistema de regras se configura na escuta musical, e essa dimensão lhe confere um caráter simbólico, retomando a ligação com a cultura e o passado do negro. Durante o trabalho, vimos o quanto a Missa dos Quilombos é complexa. O conjunto de elementos que a compõem são universos inesgotáveis de trocas culturais, ou de saberes sobre a história brasileira. Eles nos ajudam a conhecer, pensar e questionar o passado e o presente, bem como os métodos utilizados para desvendá-lo. Essa perspectiva nos permitiu travar um diálogo com práticas e representações que evidenciam a participação dos sujeitos sociais envolvidos no álbum.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.sizeorduration134pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASILpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.537pt_BR
dc.orcid.putcode108691438-
dc.crossref.doibatchidbb67ed52-05a6-45ab-911f-8ce0f2a90b67-
dc.subject.autorizadoArtespt_BR
dc.subject.autorizadoMúsicapt_BR
dc.subject.autorizadoTeologia da libertaçãopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NegroMissaTramas.pdfDissertação9.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons