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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-8057-712X
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Ensino da vírgula por meio de uma metodologia ativa
Título (s) alternativo (s): The teaching of comma through un active methodology
Autor: Nunes, Júnio Franklin
Primer orientador: Floripi, Simone Azevedo
Primer miembro de la banca: Silva, Wagner Rodrigues
Segundo miembro de la banca: Morais, Cláudia Goulart
Resumen: Alunos de todas as séries, seja do ensino fundamental II, ensino médio ou até mesmo ensino superior, têm dificuldades no uso da vírgula, por diversos motivos. Em meu caso como docente, analisando outras metodologias e autores que conheci ao longo do curso, tais como Val (2002), Lobato (2015) e Pilati (2017), percebi que tenho muita resistência em ensinar por meio de outras metodologias que não sejam expositivas. As minhas aulas, em quase sua totalidade, são exclusivamente expositivas, pois a participação efetiva dos alunos é mínima: eles só recebem as informações que exponho na lousa, não interagem e são colocados em uma imensa passividade. A partir dessas observações, o objetivo dessa pesquisa foi desenvolver junto a meus alunos do 7º ano do ensino fundamental em uma escola localizada no interior do Estado de Minas Gerais, uma proposta de ensino reflexiva do uso da vírgula. Tal proposta se alinhou aos autores citados acima bem como às orientações da Base Nacional Comum Curricular e do Parâmetro Curricular Nacional, que defendem a construção de indivíduos que considerem uma gama de hipóteses do mundo a sua volta para se posicionarem com segurança. Para isso, essa proposta teve o intento de que os alunos refletissem porque havia ou não vírgulas em determinados enunciados, ou seja, que compreendessem os mecanismos linguísticos da escrita que requerem a colocação ou não de vírgula, uma vez que esses mecanismos se diferenciam dos da fala e demandam um aprendizado formal, oferecido pela escola. Assim, a proposta foi traçar uma estratégia de ensino ativa em que o centro dos estudos fosse o aluno e a sua perspectiva (entendimento/ absorção) do conteúdo ensinado. A intenção foi trazer um novo olhar não taxonômico, prescritivo ou expositivo, para que, por meio de um ensino reflexivo, com o suporte adequado nas aulas, o aluno pudesse chegar às suas próprias conclusões, formalizando os conhecimentos alcançados acerca do emprego ou não da vírgula em gêneros escritos.
Abstract: Students of all grades, whether in junior school, high school or even higher education, have difficulties in using the comma for several reasons. In my case as a teacher, when analyzing other methodologies and authors during my Master’s program, such as Val (2002), Lobato (2015) and Pilati (2017), I realized that I have a lot of resistance in teaching through methodologies that are not expository. My classes are oftentimes expository once the effective participation of students is minimal: they only receive the information that I write on the board, do not interact and are placed in passivity. Based on these observations, the objective of this research was to develop a proposal for reflective teaching on the use of the comma with my 7th grade students in a school located in the countryside of the State of Minas Gerais. This proposal was in line with the authors cited above, as well as with the guidelines of the National Common Curricular Base and the National Curricular Parameter, which argue for the construction of individuals who consider a range of hypotheses from the world around them. To this end, this proposal was intended for students to reflect on whether or not there were commas in certain statements, that is, to understand the linguistic mechanisms of writing that require the placement or not of a comma, since these mechanisms differ from those of spoken language and demand formal learning, offered by formal instruction. Thus, the proposal was to develop an active teaching strategy in which the center of the teaching was the student and his or her perspective understanding of the content. The intention was to bring a new non-taxonomic, non-prescriptive and non-expository teaching, so that, through reflective teaching, with adequate support in class, students could reach their own conclusions, formalizing the constructed knowledge about the use or not of the comma in written genres.
Palabras clave: Vírgula
Comma
Epilinguística
Epilinguistics
Metalinguística
Metalinguistics
Eliciação
Elicitation
Procedimentos de descoberta
Discovery procedures
Metodologia ativa
Active methodology
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Tema: Linguística
Linguagem/ensino
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Conscientização da linguagem
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Cita: NUNES, Júnio Franklin. Ensino da vírgula por meio de uma metodologia ativa. 2020. 88 f. Dissertação (Mestrado em Letras), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.233
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.233
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34105
Fecha de defensa: 29-may-2020
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

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