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dc.creatorNunes, Júnio Franklin-
dc.date.accessioned2022-02-14T18:34:22Z-
dc.date.available2022-02-14T18:34:22Z-
dc.date.issued2020-05-29-
dc.identifier.citationNUNES, Júnio Franklin. Ensino da vírgula por meio de uma metodologia ativa. 2020. 88 f. Dissertação (Mestrado em Letras), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.233pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34105-
dc.description.abstractStudents of all grades, whether in junior school, high school or even higher education, have difficulties in using the comma for several reasons. In my case as a teacher, when analyzing other methodologies and authors during my Master’s program, such as Val (2002), Lobato (2015) and Pilati (2017), I realized that I have a lot of resistance in teaching through methodologies that are not expository. My classes are oftentimes expository once the effective participation of students is minimal: they only receive the information that I write on the board, do not interact and are placed in passivity. Based on these observations, the objective of this research was to develop a proposal for reflective teaching on the use of the comma with my 7th grade students in a school located in the countryside of the State of Minas Gerais. This proposal was in line with the authors cited above, as well as with the guidelines of the National Common Curricular Base and the National Curricular Parameter, which argue for the construction of individuals who consider a range of hypotheses from the world around them. To this end, this proposal was intended for students to reflect on whether or not there were commas in certain statements, that is, to understand the linguistic mechanisms of writing that require the placement or not of a comma, since these mechanisms differ from those of spoken language and demand formal learning, offered by formal instruction. Thus, the proposal was to develop an active teaching strategy in which the center of the teaching was the student and his or her perspective understanding of the content. The intention was to bring a new non-taxonomic, non-prescriptive and non-expository teaching, so that, through reflective teaching, with adequate support in class, students could reach their own conclusions, formalizing the constructed knowledge about the use or not of the comma in written genres.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPS - Centro de Atenção Psicosocialpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVírgulapt_BR
dc.subjectCommapt_BR
dc.subjectEpilinguísticapt_BR
dc.subjectEpilinguisticspt_BR
dc.subjectMetalinguísticapt_BR
dc.subjectMetalinguisticspt_BR
dc.subjectEliciaçãopt_BR
dc.subjectElicitationpt_BR
dc.subjectProcedimentos de descobertapt_BR
dc.subjectDiscovery procedurespt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectActive methodologypt_BR
dc.titleEnsino da vírgula por meio de uma metodologia ativapt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of comma through un active methodologypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Floripi, Simone Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6926422246316096pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Wagner Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6702374101936937pt_BR
dc.contributor.referee2Morais, Cláudia Goulart-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4956288678242627pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2301439689794915pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoAlunos de todas as séries, seja do ensino fundamental II, ensino médio ou até mesmo ensino superior, têm dificuldades no uso da vírgula, por diversos motivos. Em meu caso como docente, analisando outras metodologias e autores que conheci ao longo do curso, tais como Val (2002), Lobato (2015) e Pilati (2017), percebi que tenho muita resistência em ensinar por meio de outras metodologias que não sejam expositivas. As minhas aulas, em quase sua totalidade, são exclusivamente expositivas, pois a participação efetiva dos alunos é mínima: eles só recebem as informações que exponho na lousa, não interagem e são colocados em uma imensa passividade. A partir dessas observações, o objetivo dessa pesquisa foi desenvolver junto a meus alunos do 7º ano do ensino fundamental em uma escola localizada no interior do Estado de Minas Gerais, uma proposta de ensino reflexiva do uso da vírgula. Tal proposta se alinhou aos autores citados acima bem como às orientações da Base Nacional Comum Curricular e do Parâmetro Curricular Nacional, que defendem a construção de indivíduos que considerem uma gama de hipóteses do mundo a sua volta para se posicionarem com segurança. Para isso, essa proposta teve o intento de que os alunos refletissem porque havia ou não vírgulas em determinados enunciados, ou seja, que compreendessem os mecanismos linguísticos da escrita que requerem a colocação ou não de vírgula, uma vez que esses mecanismos se diferenciam dos da fala e demandam um aprendizado formal, oferecido pela escola. Assim, a proposta foi traçar uma estratégia de ensino ativa em que o centro dos estudos fosse o aluno e a sua perspectiva (entendimento/ absorção) do conteúdo ensinado. A intenção foi trazer um novo olhar não taxonômico, prescritivo ou expositivo, para que, por meio de um ensino reflexivo, com o suporte adequado nas aulas, o aluno pudesse chegar às suas próprias conclusões, formalizando os conhecimentos alcançados acerca do emprego ou não da vírgula em gêneros escritos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration88pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.233pt_BR
dc.orcid.putcode108218644-
dc.crossref.doibatchidd1e84606-0e25-47cf-bc68-996b6fbe22d3-
dc.subject.autorizadoLinguísticapt_BR
dc.subject.autorizadoLinguagem/ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoLinguagem e línguas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoConscientização da linguagempt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

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