Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34093
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-0000-7846
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A edição durante o processo de criação coreográfica na videodança
Autor: Resende, Cecília de Ávila
Primer orientador: Barbosa, Vivian Vieira Peçanha
Primer coorientador: Graça, Lilian Seixas
Primer miembro de la banca: Ribeiro, Ricardo Alvarenga
Segundo miembro de la banca: Freitas, Vanilto Alves de
Resumen: O processo de criação de uma videodança envolve várias etapas de produção, desde sua concepção, elaboração do roteiro, decupagem, filmagem e edição. Nesse sentido, a edição pode ser vista como etapa final, da pós-produção. Mas nesse trabalho é proposto um olhar expandido ao termo edição, reconhecendo um deslocamento dessa ordem de composição e identificando a edição desde o início do processo de criação de uma videodança. A partir disso, poder-se-ia alterar a concepção daquilo que identificamos compor coreograficamente na videodança. A coreografia na videodança é expandida para além do corpo da pessoa que compõe movimentos para a câmera. A composição coreográfica também seria composta, nesse caso, de enquadramentos, ângulos e efeitos – pensados ou não anteriormente à aplicação dos takes no software de edição de vídeo – o que, além de permitir a existência da obra de fato, modificaria essa coreografia. Essas alterações foram analisadas em videodanças feitas pela autora e estudo sobre material de outros artistas. Reconhecer a edição como processo que engloba toda a criação de uma videodança tem o poder de potencializar a linguagem, dando profundidade e camadas à composição.
Abstract: The process of creating a videodance involves several stages of production, from its conception, writing the script, decoupage, filming and editing. In this sense, editing can be seen as the final stage of post-production. But this work proposes an expanded look at the term editing, recognizing a shift in this order of composition and identifying editing since the beginning of the process of creating a videodance. Based on this, it would be possible to change the conception of what we identified as choreographically composing in videodance. The choreography in a videodance is expanded beyond the person's body that composes movements for the camera. In this case, the choreographic composition would also be composed of framing, angles and effects – thought or not prior to the application of takes in the video editing software – which, in addition to allowing the actual work to exist, would modify this choreography. These changes were analyzed in screendances made by the author and a study of material from other artists. Recognizing editing as a process that encompasses the entire creation of a videodance has the power to enhance the language, giving depth and layers to the composition.
Palabras clave: Edição
Videodança
Coreografia
Edition
Videodance
Choreography
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: RESENDE, Cecília de Ávila. A edição durante o processo de criação coreográfica na videodança. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34093
Fecha de defensa: 3-nov-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Dança

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EdiçãoDuranteProcesso.pdf4.86 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.