Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34093
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorResende, Cecília de Ávila-
dc.date.accessioned2022-02-11T17:57:11Z-
dc.date.available2022-02-11T17:57:11Z-
dc.date.issued2021-11-03-
dc.identifier.citationRESENDE, Cecília de Ávila. A edição durante o processo de criação coreográfica na videodança. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34093-
dc.description.abstractThe process of creating a videodance involves several stages of production, from its conception, writing the script, decoupage, filming and editing. In this sense, editing can be seen as the final stage of post-production. But this work proposes an expanded look at the term editing, recognizing a shift in this order of composition and identifying editing since the beginning of the process of creating a videodance. Based on this, it would be possible to change the conception of what we identified as choreographically composing in videodance. The choreography in a videodance is expanded beyond the person's body that composes movements for the camera. In this case, the choreographic composition would also be composed of framing, angles and effects – thought or not prior to the application of takes in the video editing software – which, in addition to allowing the actual work to exist, would modify this choreography. These changes were analyzed in screendances made by the author and a study of material from other artists. Recognizing editing as a process that encompasses the entire creation of a videodance has the power to enhance the language, giving depth and layers to the composition.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEdiçãopt_BR
dc.subjectVideodançapt_BR
dc.subjectCoreografiapt_BR
dc.subjectEditionpt_BR
dc.subjectVideodancept_BR
dc.subjectChoreographypt_BR
dc.titleA edição durante o processo de criação coreográfica na videodançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Graça, Lilian Seixas-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5145735572646963pt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Vivian Vieira Peçanha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9071148381102652pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Ricardo Alvarenga-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2073078789098181pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Vanilto Alves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0481385796591965pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0100709172467893pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO processo de criação de uma videodança envolve várias etapas de produção, desde sua concepção, elaboração do roteiro, decupagem, filmagem e edição. Nesse sentido, a edição pode ser vista como etapa final, da pós-produção. Mas nesse trabalho é proposto um olhar expandido ao termo edição, reconhecendo um deslocamento dessa ordem de composição e identificando a edição desde o início do processo de criação de uma videodança. A partir disso, poder-se-ia alterar a concepção daquilo que identificamos compor coreograficamente na videodança. A coreografia na videodança é expandida para além do corpo da pessoa que compõe movimentos para a câmera. A composição coreográfica também seria composta, nesse caso, de enquadramentos, ângulos e efeitos – pensados ou não anteriormente à aplicação dos takes no software de edição de vídeo – o que, além de permitir a existência da obra de fato, modificaria essa coreografia. Essas alterações foram analisadas em videodanças feitas pela autora e estudo sobre material de outros artistas. Reconhecer a edição como processo que engloba toda a criação de uma videodança tem o poder de potencializar a linguagem, dando profundidade e camadas à composição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDançapt_BR
dc.sizeorduration62pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEOpt_BR
dc.orcid.putcode108079582-
Appears in Collections:TCC - Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EdiçãoDuranteProcesso.pdf4.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.